Sumiram? 7 profissões dos anos 80 e 90 que quase não existem mais

Quais eram os cargos famosos no passado.

Assim como qualquer parte da cultura, o mercado de trabalho sofre alterações com o passar dos anos. Inclusive, algumas profissões têm se tornado cada vez mais escassas e até não existem mais em alguns lugares. Por isso, aqui separamos as profissões que dos anos 80 e 90 que praticamente não existem mais hoje em dia.

O mercado de trabalho dos anos 80 e 90 e o mercado atual

O mercado de trabalho passou por diversas transformações ao longo das últimas décadas. Assim, essas profissões que não existem mais são só alguns exemplos das mudanças que ocorreram.

Uma das mudanças mais impactantes foi o avanço da tecnologia e a automação de tarefas. Nas décadas de 80 e 90, muitas atividades eram realizadas manualmente, exigindo um grande esforço físico e tempo. Hoje, com o desenvolvimento de softwares e máquinas automatizadas, muitas tarefas foram simplificadas e agilizadas.

Além disso, a globalização e a conectividade também tiveram um grande impacto no mercado de trabalho. Antes, as empresas tinham uma atuação mais local, com poucas oportunidades de trabalho internacional. Porém, agora, com a facilidade de comunicação e transporte, as oportunidades se expandiram, permitindo que profissionais trabalhem em diferentes países e tenham acesso a mercados globais.

Sem contar que nos anos 80 e 90, a maioria das pessoas trabalhava em empregos fixos, com horários regulares e pouca flexibilidade. Mas o que vemos agora é um aumento significativo no trabalho remoto, na flexibilidade de horários e no surgimento de novas formas de trabalho, como o freelancing e o empreendedorismo.

Essas são apenas algumas das transformações que ocorreram no mercado de trabalho desde os anos 80 e 90 até os dias de hoje. O mercado está em constante evolução. Então, o importante é estar atento a essas mudanças e buscar se adaptar a elas, desenvolvendo habilidades relevantes e acompanhando as tendências do mercado.

Leia mais: Harvard libera 160 cursos gratuitos online para brasileiros! Confira

Profissões dos anos 80 e 90 que hoje não existem mais

Bem, agora que você já sabe das mudanças no mercado de trabalho, é hora de descobrir as profissões que não existem mais. Prepare-se para a nostalgia!

1- Operador de Page/Bip

Você sabe o que é Page? Em uma época em que era muito difícil se comunicar instantaneamente com alguém, o page foi uma ferramenta muito importante. Isso porque ele serve para avisar as pessoas que alguém precisa falar com elas urgentemente.

2- Atendente de locadora

Além disso, as locadoras fizeram muito sucesso até o início dos anos 2000, quando os DVDs as substituíram, e hoje foram substituídos pelas plataformas de streaming. Considerando que o local sumiu, é possível compreender que os atendentes também não existem mais.

3- Digitador de máquina de escrever

Você sabia que existiam cursos para aprender a digitar em máquinas de escrever? Essa técnica era muito importante para diversas empresas, mas hoje essa profissão não existe mais.

Na verdade, essas máquinas foram substituídas por computadores, e ainda existem pessoas que trabalham com a produção de textos de forma semelhante às máquinas de escrever.

4- Paginador

Ademais, os jornais foram muito consumidos durante uma época, e para assegurar que a impressão sairia correta, existia o paginador. Essa pessoa precisava conferir toda a diagramação das páginas para evitar qualquer tipo de problema.

5- Revelador de fotos

Apesar de ainda existirem alguns, esses profissionais não são encontrados tão facilmente quanto no passado. Hoje, a maioria dos reveladores trabalha com fotos digitais e as transformam em impressões em papel de foto.

Mas, antes era preciso fazer todo um processo para que as fotos em filme fossem transformadas nessas impressões.

Leia mais: 10 microfranquias lucrativas e baratas que podem bombar em 2024

6- Vendedor de enciclopédia

Por fim, quando não era tão fácil acessar a internet ou quando ela ainda não existia, as enciclopédias eram um grande sucesso. Hoje, porém, é raro encontrar exemplares até mesmo em bibliotecas.

E, com isso, essa se tornou mais uma profissão que sumiu.

Gostou desse texto? Verifique o Brazil Greece para outros artigos interessantes!

você pode gostar também