Os 5 maiores golpes aplicados via PIX: conheça e não seja mais uma vítima

Proteja suas finanças no PIX: Conheça as armadilhas e como se salvaguardar

Certamente você já notou como o PIX revolucionou as transações financeiras no Brasil. No entanto, com essa revolução, infelizmente, veio um aumento nos estratagemas e nas artimanhas usadas para lesar os incautos. Veja os golpes com o PIX.

Defenda-se contra Golpes no PIX: Fique por Dentro das Armadilhas.

Roubo de dados PIX

Um dos estratagemas mais frequentes é a captura indevida dos dados PIX. Nesse esquema, meliantes obtêm suas informações de chave e, com isso, realizam transferências não autorizadas. Evite compartilhar sua chave PIX e sempre se certifique da legitimidade de sites e aplicativos que requerem esses dados.

Links falsos

Outra cilada comum utilizada pelos vigaristas é o envio de URLs fraudulentas por meio de mensagens de texto, e-mails e redes sociais.

Esses links conduzem você a páginas falsas que solicitam informações pessoais. Portanto, esteja sempre atento à procedência das mensagens e, por gentileza, jamais forneça informações sigilosas em páginas de procedência duvidosa.

Compras enganosas

Com o crescimento das operações comerciais via PIX, muitos trapaceiros estão se aproveitando para aplicar golpes relacionados à venda de produtos fictícios.

Eles anunciam mercadorias a preços irresistíveis, recebem o pagamento via PIX e, subitamente, desaparecem. Antes de fechar qualquer negócio, pesquise sobre a idoneidade do vendedor, mantenha o pé atrás com ofertas excessivamente vantajosas e evite cair em armadilhas.

Leia mais: Novidade para o Pix são anunciadas pelo Banco Central: veja o que esperar

Suportes falsos

Ligações ou mensagens de supostos serviços de suporte técnico alegam ter identificado problemas em sua conta PIX e requisitam informações pessoais e bancárias para “solucionar” a questão.

Lembre-se: instituições financeiras nunca requerem informações pessoais por telefone ou mensagem. Caso suspeite, entre em contato diretamente com a instituição.

Engenharia social

Por último, a engenharia social é uma técnica empregada pelos embusteiros para manipular as pessoas, fazendo-se passar por amigos, familiares ou até mesmo colaboradores de instituições financeiras.

Conseguem ser persuasivos, mas o objetivo é fazê-lo fornecer informações pessoais e efetuar transferências via PIX. Portanto, seja perspicaz e mantenha a cautela diante de qualquer solicitação de informações ou transferências suspeitas, mesmo que venha de indivíduos conhecidos.

Como se proteger?

Agora que você está ciente das estratégias mais comuns dos golpistas, é hora de aprender como salvaguardar seu patrimônio e sua tranquilidade.

  • Mantenha seu aplicativo atualizado
  • Cautela com mensagens suspeitas
  • Verificação dos dados do destinatário
  • Abstenha-se de compartilhar informações pessoais
  • Senhas robustas e autenticação em 2 fatores
  • Relate atividades suspeitas

Leia mais: Clientes do Banco Itaú com este cartão de crédito têm um benefício ilimitado

Desfrute da comodidade oferecida pelo PIX com segurança. Ao seguir essas orientações e manter-se informado sobre as artimanhas mais recentes, você estará preparado para proteger suas finanças e aproveitar essa tecnologia de forma tranquila e segura.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também