Dicas

As regras de acentuação gráfica mais importantes que você tem que conhecer

As regras de acentuação gráfica mais importantes que você tem que conhecer
By     -   On

Será que você conhece as regras de acentuação gráfica mais importantes do português? Conhecê-las é algo fundamental, tornando-se necessário não somente para redigir textos formais, mas também para entender melhor como a língua portuguesa é aplicada.

Nosso idioma está em constante mudança e evolução. Com isso, novos acordos ortográficos e reformas acabam ocorrendo, o que pode gerar confusão sobre quais regras caíram em desuso ou ainda são aceitas.Por isso, é necessário ficar atento às atualizações desse tema.

Leia mais: Palavras no diminutivo que quase todo mundo fala errado

As principais regras de acentuação gráfica, conforme as normas vigentes.

Acentuação de “a”, “e” e “o”:

Nas palavras oxítonas (aquelas com acentuação na última sílaba) e monossílabos tônicos (palavras com apenas uma sílaba que recebem acento), as vogais “a”, “e” e “o” continuam a receber acento agudo ou circunflexo, mesmo no plural ou com terminações em “m”, “n” ou “ns”. Exemplos disso são “avô” e “você”.

Acentuação de “i” e “u”:

No caso das vogais “i” e “u”, o acento agudo só é utilizado quando essas vogais estão sozinhas na sílaba, configurando um hiato. Um exemplo clássico é a palavra “baú”, onde o “u” é acentuado por estar em hiato com a vogal “a”.

Ditongo aberto “éu”, “éi” ou “ói”:

Quando lidamos com palavras oxítonas cuja sílaba tônica está na última sílaba e terminam em ditongo aberto, como “éu”, “éi” ou “ói”, seguidas ou não de “s”, elas recebem acento. Um exemplo é a palavra “herói” que, embora curta, leva acento devido ao ditongo aberto.

Paroxítonas terminadas em “um” e “uns”:

Todas as palavras paroxítonas (com acentuação na penúltima sílaba) que terminam em “um” e “uns” devem ser acentuadas. Por exemplo, a palavra “fórum” é paroxítona e, portanto, leva acento.

Leia mais: 23 palavras em português que são a mesma coisa ao contrário

Proparoxítonas:

Palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba são proparoxítonas e, por regra, sempre são acentuadas. Um exemplo é a palavra “pássaro”.

Dominar essas regras é fundamental para garantir a correção gramatical e ortográfica em textos escritos. Além disso, é especialmente relevante para aqueles que estão se preparando para avaliações acadêmicas e concursos, onde a precisão linguística é essencial.

Portanto, é fundamental estudar e praticar essas regras para uma comunicação eficaz e precisa em língua portuguesa.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.