Brazil Greece

»

»

Quando celebravam o descobrimento do Brasil? Não era 22 de abril!

| Em 22/04/2024 às 14:40

O dia 22 de abril é marcado como a data em que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral. No entanto, essa data nem sempre foi reconhecida ou celebrada como tal, e a história por trás dessa especificação revela muito sobre a relação entre história, poder e memória nacional. Mas, por que a celebração do descobrimento do Brasil nem sempre aconteceu no dia 22 de abril?

Por que a celebração do descobrimento do Brasil não aconteceu sempre no dia 22 de abril?

Antes de mais nada, o fato é mais curioso do que parece. Isso porque a chegada dos portugueses ao Brasil não era comemorada em 22 de abril, mas sim em 3 de maio. Você deve estar pensando: como assim?

Bem, acontece que esta data se associava à festa litúrgica da Santa Cruz, que tinha a sua celebração no mesmo dia em que Cabral batizou as novas terras de “Terra de Vera Cruz”. Assim, a escolha do dia 3 de maio se associava diretamente à interpretação religiosa e ao calendário católico da época.

Só para se ter uma ideia, o documento que esclarece a chegada dos portugueses em 22 de abril é a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, parte da tripulação de Cabral, que detalhou o descobrimento. Assim, Caminha narrou os sinais de terra avistados no dia 21 de abril e a certeza da chegada em 22 de abril, com o desembarque ocorrendo no dia 23.

Porém, essa carta ao rei Dom Manuel I, permaneceu em segredo e não a divulgaram inicialmente. Isso porque o rei desejava evitar que as informações sobre o novo território chegassem aos espanhóis, o que poderia resultar em invasões.

Então, a carta caiu no esquecimento nos arquivos portugueses até o século XIX. Então, foi quando a redescobriram. Depois, com a invasão napoleônica em Portugal e a subsequente transferência da corte portuguesa para o Brasil, muitos documentos históricos, incluindo a carta de Caminha, foram trazidos ao Rio de Janeiro. Isso facilitou o acesso a tais documentos e permitiu que novas interpretações da história emergissem.

Leia mais: Qual estado brasileiro tem mais superdotados? Veja o ranking!

Mas, por que comemoramos hoje o descobrimento do Brasil no dia 22 de abril?

Em 1817, o padre e geógrafo Manuel Aires de Casal publicou a carta no livro “Corografia Brazilica”, o que mudou a percepção pública sobre a data do descobrimento. A partir de então, o dia 22 de abril começou a ser a data oficial da chegada de Cabral ao Brasil.

Após a Independência do Brasil em 1822, a celebração de 22 de abril ganhou ainda mais importância. A necessidade de construir uma identidade nacional e de estabelecer símbolos que solidificassem a soberania e a história do país tornou essencial a adoção de uma data específica que marcasse o início da história brasileira.

Depois de tudo isso, seguimos até hoje celebrando essa data. Mas, é sempre interessante entender e conhecer a verdadeira história por trás dela.

E aí, você já sabia?

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest