Brazil Greece

»

»

Quando celebravam o descobrimento do Brasil? Não era 22 de abril!

| Em 22/04/2024 às 14:40

O dia 22 de abril é marcado como a data em que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral. No entanto, essa data nem sempre foi reconhecida ou celebrada como tal, e a história por trás dessa especificação revela muito sobre a relação entre história, poder e memória nacional. Mas, por que a celebração do descobrimento do Brasil nem sempre aconteceu no dia 22 de abril?

Por que a celebração do descobrimento do Brasil não aconteceu sempre no dia 22 de abril?

Antes de mais nada, o fato é mais curioso do que parece. Isso porque a chegada dos portugueses ao Brasil não era comemorada em 22 de abril, mas sim em 3 de maio. Você deve estar pensando: como assim?

Bem, acontece que esta data se associava à festa litúrgica da Santa Cruz, que tinha a sua celebração no mesmo dia em que Cabral batizou as novas terras de “Terra de Vera Cruz”. Assim, a escolha do dia 3 de maio se associava diretamente à interpretação religiosa e ao calendário católico da época.

Só para se ter uma ideia, o documento que esclarece a chegada dos portugueses em 22 de abril é a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, parte da tripulação de Cabral, que detalhou o descobrimento. Assim, Caminha narrou os sinais de terra avistados no dia 21 de abril e a certeza da chegada em 22 de abril, com o desembarque ocorrendo no dia 23.

Porém, essa carta ao rei Dom Manuel I, permaneceu em segredo e não a divulgaram inicialmente. Isso porque o rei desejava evitar que as informações sobre o novo território chegassem aos espanhóis, o que poderia resultar em invasões.

Então, a carta caiu no esquecimento nos arquivos portugueses até o século XIX. Então, foi quando a redescobriram. Depois, com a invasão napoleônica em Portugal e a subsequente transferência da corte portuguesa para o Brasil, muitos documentos históricos, incluindo a carta de Caminha, foram trazidos ao Rio de Janeiro. Isso facilitou o acesso a tais documentos e permitiu que novas interpretações da história emergissem.

Leia mais: Qual estado brasileiro tem mais superdotados? Veja o ranking!

Mas, por que comemoramos hoje o descobrimento do Brasil no dia 22 de abril?

Em 1817, o padre e geógrafo Manuel Aires de Casal publicou a carta no livro “Corografia Brazilica”, o que mudou a percepção pública sobre a data do descobrimento. A partir de então, o dia 22 de abril começou a ser a data oficial da chegada de Cabral ao Brasil.

Após a Independência do Brasil em 1822, a celebração de 22 de abril ganhou ainda mais importância. A necessidade de construir uma identidade nacional e de estabelecer símbolos que solidificassem a soberania e a história do país tornou essencial a adoção de uma data específica que marcasse o início da história brasileira.

Depois de tudo isso, seguimos até hoje celebrando essa data. Mas, é sempre interessante entender e conhecer a verdadeira história por trás dela.

E aí, você já sabia?

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

5 truques para conservar a alface crocante por mais tempo

5 truques para conservar a alface crocante por mais tempo

Quem nunca comprou um maço de alface para preparar aquela salada crocante e, poucos dias depois, encontrou as folhas murchas e sem vida na geladeira? Isso é mais comum do que parece. A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível conservar a alface...

Qual é a energia da sua casa, segundo a numerologia?

Qual é a energia da sua casa, segundo a numerologia?

Você já parou para pensar que o número da sua casa pode revelar mais do que apenas um endereço? Segundo a numerologia, cada imóvel carrega uma vibração própria, capaz de influenciar o comportamento, as emoções e até os relacionamentos de quem vive ali. Essa prática,...

Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília

Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília

Você sabia que em Brasília existe um café e restaurante que vai te levar direto para Londres, lugar em que eu morava antes de mudar para o Brasil? Sim, estamos falando do The Queen’s Place, que fica na Asa Sul. Eu estava zombando da minha esposa brasileira no começo e...

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

O vaso sanitário é um dos cantos da casa que mais exigem atenção durante a faxina. E, embora os produtos de limpeza industrializados continuem firmes nas prateleiras, cada vez mais pessoas estão redescobrindo o valor das soluções caseiras. Elas são práticas,...

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

Ir a um restaurante é muito mais do que sair para comer. Para algumas pessoas, essa experiência envolve atenção aos mínimos detalhes: o clima do ambiente, as reações das pessoas à mesa, o comportamento dos funcionários. Esses pequenos gestos e percepções revelam algo...

0 comentários