O Imposto de Renda é um encargo tributário anual que é pago ao Governo Federal, e seu valor é determinado de acordo com os ganhos de cada trabalhador ou empreendimento.
Além disso, este tributo é de extrema importância para promover avanços na sociedade. Isso porque o governo utiliza os recursos arrecadados pelo Imposto de Renda para oferecer serviços públicos essenciais, como a educação, o SUS, os programas sociais e a infraestrutura pública.
Neste ano, há o projeto de aumentar o limite de isenção, a partir do dia primeiro de maio. Sendo assim, pessoas físicas com renda de até R$ 2.640,00 mensais estarão isentas da declaração do imposto.
Restituição do Imposto de Renda
Quando, após a avaliação da Receita Federal, se percebe que o cidadão pagou mais impostos que o devido, ele tem direito à restituição. Ou seja, neste caso ocorre o reembolso de parte do valor pago no ano anterior.
Para sabe como está a situação da restituição, basta acessar o site da Receita Federal ou então baixar o aplicativo “Pessoa Física”.
LEIA MAIS: Posso receber o Bolsa Família em abril? Veja o calendário e o valor atualizado!
Quando irei receber a restituição do meu Imposto de Renda?
Antes de mais nada, é importante saber que há uma fila de restituição e que ela será feita em lotes diferentes, somando um total de cinco lotes. Porém, a boa notícia é que a Receita Federal já publicou as datas em que ela ocorrerá.
Sendo assim, confira as datas
- Liberação do primeiro lote ocorrerá a partir do dia 31 de maio;
- Segundo lote terá liberação a partir do dia 30 de junho;
- Liberação do terceiro lote será a partir do dia 31 de julho;
- Quarto lote será liberado a partir do dia 31 de agosto;
- Já a liberação do quinto lote ocorrerá a partir do dia 29 de setembro;
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!
0 comentários