Brazil Greece

»

»

Quanto custa comprar um castelo na Itália? Você NÃO vai acreditar no valor!

| Em 17/01/2023 às 14:45

Se você já teve a oportunidade de visitar ruínas dos castelos e palácios europeus, certamente se perguntou como era viver ali, em meio a tanta opulência. Pois, saiba que a imaginação pode dar lugar à realidade! Na Itália, há uma vila com castelo e tudo à venda – inclusive, passagens secretas! 

A Itália é cheia de cidadelas, muralhas e ruazinhas muito charmosas, adornadas com paisagens inesquecíveis. E é bem uma dessas que está disponível para compra no norte do país. Trata-se do lugarejo chamado Serravalle, na região de Emília Romagna, mais precisamente entre Modena e Bolonha. 

O complexo tem a fortificação original do castelo, um palácio do século XVIII e um jardim imponente com, nada menos, que 14 mil m². Tudo isso por uma bagatela de mil euros por metro quadrado. Vem ver mais detalhes! 

O que tem no castelo à venda na Itália?

O vilarejo de Serravalle fica a 320 metros de altitude, em uma colina com vistas para vinhedos. O complexo consiste em uma vila com vários edifícios construídos ainda nos tempos feudais.

Inicialmente, o que mais chama a atenção é, com certeza, a fortificação original do castelo edificado sobre ruínas de povoados pagãos. Ao todo, são cerca de 1.800 m² de área, só neste espaço. 

Também, o Palazzo Boccadiferro, com três andares e que, atualmente, serve de residência aos atuais donos. A vila ainda tem um pavilhão de caça com sede, abrigo para lenha, torre de guarda com quatro andares, jardim de 14 mil m² e passagem panorâmica. 

Ainda que tenha sido construído na Era Medieval, a propriedade está prontíssima para morar. Só para ilustrar, há cozinha equipada, aquecimento, lareiras, banheiros e vários quartos luxuosamente mobiliados.

E quando falamos em mobília luxuosa, nos referimos a móveis no estilo renascentista que pode ser negociada como parte da venda. Tal mobília está guardada em um palácio cuja largura é de 1.151 m². 

Apesar de situar-se sobre a colina, a vila não é nada isolada! Pelo contrário, seus 40 habitantes contam com uma taberna, igreja e museu do vinho. Ali por perto, também dá para praticar ciclismo, caminhadas e equitação. 

Como os donos usam o espaço como residência de verão, há aquecimento e poucas reformas. Exceto, talvez, a torre de vigia, construída em 1227 e reformada ainda em 1523. Só não dá para fazer grandes transformações nos cômodos do palácio. 

O complexo tem grande importância história, como veremos adiante, por isso, encontra-se sob a supervisão de autoridades ligadas à arte.   

LEIA MAIS: Conheça Pueblo Blanco, as vilas charmosas na Andaluzia 

Muita história por trás das muralhas

Serravalle é, sem dúvidas, um complexo histórico e tanto. Algumas de suas partes, inclusive, despertam a curiosidade de quem imagina como era a vida nos tempos medievais. 

Há, por exemplo, uma passagem entre a torre e o palácio usada pelos guardas quando precisavam fugir dos inimigos. Esta, aliás, é uma das partes que não possuem aquecimento. Tanto que, apesar de agradável no verão, fica totalmente gelada no inverno. 

Além disso, a região ficou na mira de uma disputa quase infinita entre feudos vizinhos e invasores. Para exemplificar, o castelo era ponto de briga entre Modena e Bolonha, ao longo do século XII, graças à sua localização estratégica para os militares.

Antes, porém, foi conquistada e destruída pelos lombardos, no século VIII. Pensa que acabou? Há quem jure que o castelo já abrigou Carlos Magno em sua caminhada rumo à Roma para ser coroado imperador. 

E onde há história de lutas, há lendas sobre fantasmas! Reza a lenda que um dos Boccadiferro, família que dá nome ao local, assassinou 12 esposas. Daí, os espíritos dessas mulheres vagueiam por lá, ainda em busca de vingança.  

O preço de um sonho

Bom, diante de tanta história e estrutura, quanto será que custa esse castelo na Itália? Com certeza, não é barato, mas custa menos do que você imagina! Os atuais proprietários, cujos nomes não foram revelados, colocaram o complexo à venda por 1,9 milhão de euros. 

Para efeitos de comparação, Serravalle sai mais barato do que um apartamento de luxo em Lisboa ou até uma casa geminada em Londres. De repente, até dá para juntar um dinheiro e adquirir um castelo para chamar de seu, não é? 

Se você gostou desse tipo de conteúdo, não deixe de visitar a nossa página e conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar. Entre no site Brazil Greece e passe por todos os assuntos que te interessar!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários