Brazil Greece

»

»

Quanto tempo você leva para ficar fluente em um novo idioma?

| Em 16/05/2024 às 11:42
Freepik.

Hoje em dia, aprender um novo idioma tem se tornado mais do que uma necessidade. Na verdade, seja por questões de trabalho e profissionais, viagem ou lazer, aprender uma nova língua é algo que demanda tempo, porém é extremamente gratificante. Todos os dias vemos promessas de cursos e aprendizado rápido, mas será que essas promessas podem ser cumpridas? Em última análise, quanto tempo é necessário para aprender um novo idioma?

Leia mais: De quanto dinheiro preciso para abrir meu negócio no Brasil?

Em quanto tempo posso ficar fluente em um novo idioma?

Dentre todos os idiomas, um dos mais mundialmente conhecidos, até mesmo por ser universal, é o inglês. Dessa forma, o inglês tem a vantagem de não ser tão difícil de ser aprendido. Além disso, é amplamente compreendido em todo lugar que você for. Não é como o grego, por exemplo, que possui um alfabeto diferente e várias regras gramaticais distintas. Portanto, vamos usar o inglês como base para um novo aprendizado. Então, em quanto tempo é possível aprender inglês?

A importância de aprender um segundo idioma é indiscutível. Muitas pessoas têm medo de começar a aprender uma nova língua, apenas ao pensar em quanto tempo será necessário para ficar fluente. No entanto, é importante saber que, com consistência, é sim possível adquirir fluência a longo prazo, mesmo sem morar no país nativo da língua.

Para se ter uma ideia, segundo o curso de inglês English Life, é possível dedicar apenas 35 horas por semana e adquirir fluência em cerca de um ano. Isso corresponderia a aproximadamente 5 horas por dia, partindo do nível básico, sem nenhum conhecimento prévio e se tratando do aprendizado de um adulto.

No entanto, sabemos que nem todos podem dedicar 5 horas por dia, especialmente adultos que trabalham, estudam, têm outros afazeres ou filhos. Portanto, vamos ser mais realistas. Descobrir quanto tempo você levará para aprender um novo idioma dependerá da quantidade de tempo disponível que você tem, além do seu nível inicial.

Dessa forma, a nossa dica é não pular etapas, ir aos poucos e celebrar cada etapa concluída. É melhor introduzir o idioma gradualmente no seu dia a dia, com consistência, porque assim você progredirá do nível básico para o proficiente mais rapidamente. E quando você perceber, estará pensando e sonhando em inglês, estando no caminho certo.

Mas, se você quiser ter mesmo uma ideia de em quanto tempo poderá ficar fluente, existe um sistema que pode usar para medir os níveis de inglês. Esse sistema é o Common European Framework of Reference for Language Learning, Teaching and Assessment (CEFR). De acordo com esse sistema, o tempo necessário para adquirir fluência varia de acordo com o nível de partida.

Leia mais: 4 técnicas para memorizar o que você quiser em minutos

Quanto tempo cada nível leva para aprender?

Por exemplo, para uma pessoa no nível A1, seriam necessárias pelo menos cerca de 100 horas. Para pessoas no nível A2, até 200 horas; B1, até 400 horas; B2, até 600 horas; C1, até 800 horas; e C2, até 1.200 horas.

Mas o que seria cada um desses níveis? Bem, o A1 seria o nível iniciante. O A2 seria algo como um nível um pouco mais avançado do que o iniciante, em que a pessoa conseguiria comunicar em situações mais simples, com frases mais curtas. Enquanto isso, no B1, o falante já consegue se comunicar de forma compreensiva, mas não consegue elaborar frases muito compridas e longas. E, além disso, pausa bastante para falar e tem alguns erros.

No B2, você já conseguiria falar alguns períodos mais longos e de forma mais fluida. Mas, de qualquer forma, ainda com alguns erros nos padrões e sem conseguir falar algumas expressões típicas. Os falantes do nível C1 já seriam, de certa forma, fluentes, de forma espontânea, mas ainda com algum esforço. Por fim, o nível C2 corresponde àqueles que são fluentes completos, tanto na comunicação quanto na escuta, na fala, na escrita e que não têm esforço.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

A calistenia tem conquistado recentemente os amantes do fitness, mas não é apenas uma tendência passageira. As raízes da calistenia se perdem profundamente na Antiguidade, na época em que os antigos gregos acreditavam que corpo e mente eram inseparáveis. Não era...

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

Já reparou como algumas pessoas parecem ter um encanto natural? Basta chegarem e, de repente, o ambiente fica mais leve, as conversas fluem e todos querem estar por perto. Isso não tem a ver com sorte, nem com aparência. O segredo está em pequenos gestos, atitudes...

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

Estacionar parece algo simples: parar o carro e seguir a vida. Mas por trás dessa rotina existem regras que muita gente desconhece, e entender como elas funcionam pode evitar dores de cabeça. Veja alguns pontos importantes que passam despercebidos por muitos...

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

Alguns sobrenomes parecem ter sido feitos para combinar com nomes femininos. Eles soam bem, têm ritmo e carregam significados que ganham ainda mais charme quando ditos juntos. Há algo de poético nessa união entre tradição e identidade, e talvez por isso tanta gente se...

5 melhores plataformas para você aprender grego rápido

5 melhores plataformas para você aprender grego rápido

Aprender grego pode parecer um grande desafio, mas também é uma experiência incrível. É como abrir uma janela para um novo mundo, cheio de história, cultura e descobertas. Mesmo sendo grego, e acostumado a um alfabeto bem diferente, decidi aprender inglês e português....

0 comentários