Brazil Greece

»

»

Quantos anos vive cada raça de carhorro? Veja as que vivem mais

Será qual é a estimativa de expectativa do seu?
| Em 19/01/2025 às 16:00
Foto: Freepik.

A longevidade de um cachorro é uma das maiores preocupações para quem tem um amigo de quatro patas em casa. Afinal, queremos que eles fiquem o máximo de tempo possível ao nosso lado. Diversos fatores influenciam a expectativa de vida dos cães, como raça, tamanho, genética e, claro, os cuidados diários. Vamos explorar quanto tempo vive cada raça, o impacto do porte no tempo de vida, e como você pode contribuir para que seu cachorro viva mais e melhor.

Leia mais: 5 tipos de felicidade que existem: qual delas é a sua?

Quanto tempo vive um cachorro de acordo com o porte?

O tamanho do cachorro tem um papel importante na sua longevidade. Em geral, cães menores vivem mais tempo do que os maiores. Confira:

Pequeno porte

Raças como Chihuahua, Poodle, Pinscher, Lulu da Pomerânia e Yorkshire vivem, em média, de 12 a 17 anos. Alguns chegam a ultrapassar os 20 anos.

Médio porte

Raças como Beagle, Cocker Spaniel e Bulldog Inglês têm uma expectativa de vida de 10 a 15 anos.

Grande porte

Cães como Pastor Alemão, Labrador e Golden Retriever geralmente vivem de 8 a 12 anos. Já os de porte gigante, como Mastiffs e Dogue Alemão, têm uma expectativa de 6 a 11 anos.

Leia mais: 7 formas de um cachorro falar com você pela linguagem corporal

Expectativa de vida de algumas raças populares

Além do porte, a raça também influencia na longevidade. Aqui estão algumas das mais conhecidas:

  • Chihuahua: 12-20 anos
  • Poodle: 12-15 anos
  • Golden Retriever: 10-12 anos
  • Pug: 12-15 anos
  • Labrador Retriever: 10-12 anos
  • Bulldog Inglês: 8-10 anos
  • Yorkshire Terrier: 12-15 anos
  • Boxer: 10-12 anos

Esses números são médias e podem variar dentro da própria raça. Fatores como cuidados veterinários, genética e estilo de vida também afetam a expectativa de vida.

Raças que vivem mais tempo

Algumas raças têm fama de longevidade. Se você busca um companheiro para muitos anos, considere:

Chihuahua

Pequeno no tamanho, grande na expectativa de vida, podendo chegar a 16 anos ou mais.

Bichon Frisé

Alegre e saudável, vive entre 14 e 15 anos.

Shiba Inu

Um cão independente e resistente, com expectativa de 13 a 16 anos.

Fatores que influenciam a longevidade

A vida de um cachorro não depende apenas da raça. Há outros elementos importantes a considerar! Por exemplo, cães menores têm menos peso para carregar e, em geral, menos problemas articulares. Além disso, algumas raças são mais predispostas a certas doenças, enquanto os vira-latas, com maior diversidade genética, costumam ser mais resistentes.

Sem contar que o cuidado veterinário é essencial, assim, exames regulares, vacinas e tratamentos preventivos aumentam a longevidade. Além do mais, dieta equilibrada, exercícios e um ambiente seguro fazem toda a diferença.

Por fim, cachorros que vivem dentro de casa estão menos expostos a acidentes e doenças transmitidas por outros animais.

Leia mais: Você sabe qual é o cachorro mais inteligente que existe?

Dicas para aumentar a expectativa de vida do seu cachorro

Se você quer garantir que seu melhor amigo viva mais, estas dicas podem ajudar:

  • Visitas regulares ao veterinário: o acompanhamento profissional é essencial para identificar problemas de saúde precocemente.
  • Alimentação de qualidade: invista em rações apropriadas para a idade e porte do seu cachorro. Evite alimentos processados e ofereça petiscos com moderação.
  • Exercícios diários: manter seu cão ativo ajuda a prevenir obesidade e problemas articulares.
  • Ambiente seguro: proteja seu cachorro de perigos como trânsito, produtos tóxicos e outros animais.

Porém, atenção aos sinais! Mudanças no comportamento ou no apetite podem indicar problemas de saúde. Não hesite em buscar ajuda.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários