Receita Federal devolverá impostos dos últimos 5 anos; veja se você tem direito!

Supremo Tribunal Federal (STF) anuncia que uma boa parte dos brasileiros terá direito a isenção do Imposto de Renda - Entenda!

Nas últimas semanas, o STF trouxe uma excelente notícia ao público! Em 2023, é provável que uma boa parte dos brasileiros se livre de pagar o Imposto de Renda (IR), podendo ainda ter a chance de receber os valores pagos nos últimos 5 anos. 

Para isso, os cidadãos que realizaram a declaração do Imposto de Renda corretamente, devem fazer uma solicitação dentro do prazo estipulado pelo órgão.

Entenda a seguir todos os detalhes!

Quem conseguirá a Isenção do Imposto de Renda?

Atualmente, o STF alterou algumas diretrizes no regulamento que referia às pessoas obrigadas a declarar o Imposto de Renda.

Com isso, dentre os obrigados, estavam todas as pessoas que pagavam ou recebiam pensão alimentícia. Onde, a depender do valor da pensão, era necessário pagar o IR.

Agora, com as mudanças realizadas pelo STF, os indivíduos que pagam ou recebem pensão estão isentos do pagamento do IR.  Uma vez que o benefício funciona como amparo e sustento de muitas famílias.

Por essa razão, a pensão alimentícia vai deixar de ser definida como Rendimentos Recebidos de PF/Exterior e vai passar a se enquadrar no grupo de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis na declaração.

Logo, com essa alteração, será preciso adicionar uma nova alternativa na folha de declaração, sendo propriamente devida para a pensão alimentícia.

LEIA MAIS: FGTS De 2023: SAQUE Já Tem Data Confirmada? Veja Se Você Tem Direito!

Quem conseguirá a Restituição do Imposto de Renda?

Outra alteração relacionada ao Imposto de Renda é a probabilidade de restituição para aqueles que declararam o tributo nos últimos 5 anos.

Vale destacar que essa restituição não será realizada de forma automática. Por isso, os cidadãos que se encaixam nos requisitos, deverão solicitar a restituição, especificando os valores pagos.

Além do mais, é importante ressaltar que a Receita Federal ainda não fez uma declaração oficial a respeito da restituição. Então, a mudança ainda não foi totalmente concretizada.

De resto, é possível fazer a solicitação através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, clicando na aba “Ajuda” e depois em “Sobre o IRPF”. 

Por conseguinte, basta procurar pela opção “Declaração” e clicar em “Nova”. Em seguida, deve-se inserir os dados solicitados e cadastrar um novo dependente.

Para isso, basta selecionar as opções “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior” > “Outras Informações” > Exclua os dados relacionados à pensão alimentícia > Crie um novo rendimento isento e não tributável > Selecione a modalidade de rendimento 26.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais