Brazil Greece

»

»

Relampejando ou relampeando: qual é o certo? A maioria não sabe!

| Em 22/02/2024 às 09:04
Freepik.

Uma questão linguística do português sempre intriga a população quando começa a chover e os céus começam a se fechar: Qual o termo correto para descrever a ação dos relâmpagos que cortam o céu? Entre “relampejando” ou “relampeando”, qual seria o termo apropriado segundo as normas da língua portuguesa? A resposta, surpreendentemente, pode não ser a que você espera.

Diferentes grafias e mesmo significado

Antes de mais nada, muitos têm a ideia errada de que sempre é apenas um termo o correto. Porém, o português aceita tanto “relampejar” quanto “relampear” como verbos válidos. Assim, essa dualidade faz parte do que chamamos de formas variantes ou formas gráficas variantes, que são palavras escritas de maneiras diferentes, mas todas corretas dentro das regras da norma culta.

De acordo com o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras, ambas as formas — relampejar e relampear — estão corretas e são aceitas em todo território nacional.

Assim, isso nos permite utilizar qualquer uma das variantes em nossas comunicações. Seja alertando alguém sobre os perigos de estar ao ar livre durante uma tempestade ou descrevendo o fenômeno em textos diversos.

Além disso, a língua portuguesa nos presenteia com outras variações do mesmo verbo, como relampaguear, relampadear, relampar e relampadar. Todas derivam do substantivo “relâmpago” e passaram a fazer parte do idioma com sufixos que transformam essas palavras em ações.

Ademais, curiosamente, até mesmo a palavra “relâmpago” apresenta uma forma variante aceitável, “relampo”. Você sabia? Assim como sinônimos menos comuns como “corisco” e “lôstrego”, que enriquecem ainda mais nosso vocabulário ao descrever este fenômeno natural.

Leia mais: Alerta de ciclone no Brasil: veja se a sua região será afetada e o que fazer

Temos também outros exemplos. Por exemplo, as palavras “abdome” e “abdômen”, “afeminado” e “efeminado”, “aluguel” e “aluguer”, entre outras, são todas corretas. Além disso, tal fenômeno também ocorre com numerais, como “catorze” e “quatorze”, ambas aceitas para se referir ao número 14.

Por fim, variações como “enfarte” e “infarto”, “louro” e “loiro”, e “azálea” e “azaleia” exemplificam como a língua se adapta e incorpora diferentes formas de expressão, sem perder a precisão ou o significado original​​​​​.

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários