Renomear arquivos em grande quantidade de uma só vez pode ser muito útil ao lidar com um grande conjunto de dados. Felizmente, os dispositivos Mac e Windows têm maneiras rápidas e eficientes de realizar essa tarefa.
Renomeie arquivos usando ferramentas nativas do sistema
Windows
- Abra o “Explorador do Windows”.
- Mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique nos arquivos que deseja renomear.
- Pressione a tecla F2.
- Insira um novo nome para os arquivos e pressione Enter.
Se você seguir estas etapas, pode parecer que apenas um dos arquivos selecionados é renomeado porque apenas aquele está realçado.
No entanto, se você pressionar Enter, todos os arquivos selecionados receberão o mesmo nome. Se você encontrar um erro ao renomear vários arquivos, poderá desfazer a operação pressionando Ctrl Z.
LEIA MAIS: 4 conselhos do criador do ChatGPT para que você também tenha sucesso na vida
Mac
- Abra o Localizador.
- Pressione Cmd e clique em arquivos.
- Clique com o botão direito do mouse e selecione “Renomear X itens…”
- No menu Renomear itens do Finder, escolha se deseja substituir o texto nos nomes, adicionar texto aos nomes ou alterar o formato do nome.
- Clique em “Renomear”.
- Como no Windows, se você cometer um erro ao renomear arquivos, poderá desfazer a ação pressionando Cmd Z.
LEIA MAIS: Monetizando o Pinterest! 5 dicas para ganhar dinheiro com a plataforma
Pontos importantes sobre a renomeação de arquivos
- Tenha cuidado ao renomear pastas de aplicativos e itens do sistema, como a pasta Biblioteca. Recomenda-se restaurar o nome original ou, se isso não resolver o problema, reinstale o software.
- As extensões de arquivo são indicadas por um ponto seguido de letras, como .jpg. Alterar isso pode impedir que o arquivo seja aberto corretamente.
- O diretório inicial recebe um nome de usuário e está associado à sessão de login do macOS. Alterar este nome pode afetar o funcionamento correto do sistema.
Uso de software de terceiros
Além das ferramentas nativas, você também pode usar um software especial para renomear vários arquivos de uma só vez. Alguns exemplos incluem:
Windows
- Bulk Rename Utility
- Advanced Renamer
- Rename Master
Mac
- Renamer 6
- Better Rename 11
- Rename Master
Se você quiser saber como aproveitar ao máximo os recursos do seu computador, confira nossas dicas adicionais de otimização e aprimoramento.
Gostou de conhecer dicas de como renomear arquivos? Então confira outros conteúdos semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários