Brazil Greece

»

»

Os Jogos Olímpicos irão retornar para a Grécia permanentemente?

| Em 10/02/2024 às 18:59

Quem poderia esquecer a espetacular cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2004? Todos os gregos ansiavam pelo retorno dos Jogos Olímpicos ao seu local de nascimento, a Grécia. Embora eu tivesse apenas 16 anos, lembro-me da emoção que todos sentimos quando, após o fracasso de 1996, esse grande evento finalmente voltou para casa.

5 de setembro de 1997 foi o dia que marcou o início de uma nova era. Na 106ª sessão do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne, após uma tentativa desesperada de sediar os Jogos Olímpicos de 1996, Atenas conseguiu superar Roma na votação final e realizar seu sonho.

Em 25 de março de 2004, sob o lema ‘nossa chama une o mundo’, a cerimônia de acendimento da chama olímpica ocorreu em Atenas. Pouco depois do meio-dia, a alta sacerdotisa acendeu a chama no Templo de Hera e a entregou ao primeiro portador da tocha, o campeão de lançamento de dardo.

A decisão do Comitê Olímpico Internacional de assumir tal iniciativa não é simples, pois certamente provocará fortes reações em muitos países e comitês olímpicos nacionais.

Leia mais: 9 coisas que você nem imaginava sobre Alexandre, o Grande

Mas por que o Comitê Olímpico Internacional queria que os Jogos Olímpicos acontecessem na Grécia para sempre?

No entanto, há algumas razões pelas quais o Comitê Olímpico Internacional colocou essa ideia em discussão:

Primeiramente, a demanda pelos Jogos Olímpicos diminuiu significativamente e não há mais a competitividade intensa que era apresentada no passado. Mesmo durante o período de 2004, além da intensa disputa entre Atenas e Roma, outras cidades como Buenos Aires, Estocolmo e Cidade do Cabo (África do Sul) declararam candidatura, mas sem alcançar o mesmo nível de interesse. Os esforços feitos para apresentar dossiês de candidatura complementares por essas cidades mostraram-se um alto custo.

Além disso, uma mudança na abordagem está sendo observada, pois o Comitê Olímpico Internacional avança com um pacote para os Jogos de 2024 e 2028, atribuindo-os a Paris e Los Angeles, já que estas foram as únicas cidades que expressaram interesse. Pela primeira vez na história, o Comitê Olímpico Internacional atribuiu simultaneamente os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, e imediatamente designou Brisbane, na Austrália, como a cidade organizadora dos Jogos de 2032.

Ademais, o alto custo das instalações e estádios necessários para a organização é proibitivo para muitos países. Além disso, não é coincidência que a crise econômica na Grécia tenha começado após a organização dos Jogos Olímpicos. Assim, muitos países têm sido desencorajados de assumir a organização dos Jogos Olímpicos.

Por esses motivos, o Comitê Internacional propôs recentemente a realização permanente dos Jogos Olímpicos em Atenas, utilizando as instalações construídas para 2004.

Por estas razões, estão crescendo as propostas para tornar a Grécia o local permanente dos Jogos Olímpicos, para reduzir custos. Além disso, busca-se obter grandes benefícios econômicos de patrocinadores, acordos e direitos de transmissão, que o Comitê Olímpico Internacional ou outros países organizadores assumiriam. De acordo com essa abordagem, não será necessário gastar muitos milhões na construção de instalações caras, pois elas já estarão prontas.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários