Receitas

Só 10 minutos: aprenda a fazer sabão que lava e desinfeta as roupas e louças

Só 10 minutos: aprenda a fazer sabão que lava e desinfeta as roupas e louças
By     -   On

O sabão de álcool é um produto muito mais simples do que as pessoas pensam e que pode ser produzido na sua própria casa, sem a necessidade de grandes máquinas.

Assim, utilizando apenas ingredientes que provavelmente você tenha em seu lar, essa nova criação altamente sustentável, possui um desempenho excelente, como, por exemplo, lavar as louças, roupas ou até as mãos. Confira a seguir!

Criando o sabão de álcool

Como citamos anteriormente, para fazer o sabão de álcool, iremos usar materiais de fácil acesso e que provavelmente você tem em casa. Bem como, óleo usado, água, açúcar, soda cáustica 99% e álcool.

Vale ressaltar que, o álcool nesta receita é um fator bem importante, por conta de que quanto maior for a concentração, melhor será o resultado.

Basicamente, a reação do óleo em contato com a soda favorece a criação do sabão, sendo aumentada pela participação do álcool.  Enquanto o açúcar auxilia o sabão a causar menos dano à nossa pele. Então, veja agora, o passo a passo para fazer o sabão de álcool.

LEIA MAIS: Shampoo com ou sem espuma: afinal, qual é o melhor?

Materiais

  • 700 mililitros de álcool;
  • Meia xícara de chá de açúcar (dissolvida em 300 mililitros de água);
  • 280 gramas de soda cáustica (dissolvida em 400 mililitros de água);
  • Balde grande;
  • Vasilhas plásticas para armazenamento;
  • 1 litro de óleo de cozinha (coado e limpo).

Modo de fazer

  1. `Primeiramente, antes de começarmos a mexer em produtos químicos, é necessário colocar luvas de látex e máscara de proteção;
  2. Em seguida, pegue o balde, despeje o óleo e o álcool e mexa sem parar;
  3. Então, jogue suavemente a soda cáustica já dissolvida e continue misturando, até criar uma espécie de nata na superfície;
  4. Depois, adicione o açúcar também dissolvido na água e misture bem até que se torne uma mistura homogênea;
  5. Nas vasilhas plásticas, despeje o líquido cuidadosamente. Estará pronto em torno de 3 dias, no entanto, espere mais alguns dias para não agredir tanto a pele.
  6. Pronto! Seu sabão de álcool está pronto para uso.

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.