O que acontece no nosso corpo quando cruzamos as pernas ao sentar?

Sentar de pernas cruzadas pode ser prejudicial

É comum que as pessoas sentem com as pernas cruzadas durante muitas horas seguidas, seja para comer, ler ou até para trabalhar. Para se ter ideia, uma pesquisa recente divulgou que adolescentes e adultos passam em média 7,7 horas por dia com as pernas cruzadas. Embora seja uma postura muito comum, ela pode ser prejudicial ao seu corpo. Portanto, para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

O que acontece quando cruzamos a perna ao sentar?

O estudo “Os efeitos de sentar de pernas cruzadas no tronco e ângulos pélvicos e a pressão nas nádegas em pessoas com e sem dor lombar”, publicado em 2020, pela revista International Journal of Environmental Research and Public Health comparou as diferenças nos ângulos da pelve e do tronco, assim como a pressão das nádegas, de acordo com a postura sentada de pacientes com e sem dor na lombar.

Os resultados demonstraram que o ângulo de flexão do tronco reduz e a pressão glútea aumenta em pacientes com dor na região da lombar que estejam sentados com a perna cruzada. Em outras palavras, sentar de pernas cruzadas pode levar a uma postura assimétrica que pode ser prejudicial, sobretudo em pacientes com dor na lombar.

LEIA MAIS: 4 Truques da Linguagem Corporal para ser persuasivo e convencer qualquer um!

De forma similar, a pesquisa “Diferenças nos ângulos lombares e pélvicos e pressão glútea em diferentes posturas sentadas”, publicada em 2015 pela revista Journal of Physical Therapy Science, demonstrou que a pressão glútea aumenta na medida que o peso da parte superior do corpo se transfere para o lado da perna cruzada. Dessa forma, sentar de pernas cruzadas pode causar dores na coluna, uma vez que o peso é transferido para apenas um lado do corpo.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais