Brazil Greece

»

»

Saiba quais são as 7 raças de cachorro proibidas no Brasil

| Em 09/12/2023 às 10:37
Freepik.

Você, como boa parte das pessoas, é apaixonado ou apaixonada por pets? Além disso, fica sempre pensando na próxima adoção? Pois, então, vai se surpreender com esta notícia! Existem 7 raças de cachorro proibidas no Brasil! Veja quais são e, sobretudo, por quê!

Inicialmente, a regulamentação veta os animais em razão de um suposto comportamento agressivo. Por isso, a tutela de determinados cães é restrita no território brasileiro. No entanto, muita gente desconhece essa proibição.

Quer saber mais sobre quais são essas raças e por que são proibidas? Continue lendo!

Bandog é uma das raças de cachorro proibidas no Brasil

A raça bandog resulta do cruzamento entre cães de presa e raças de guarda. Por isso, os cachorros muitas vezes vão para a caça de animais de grande porte, por exemplo, ursos e javalis.

Uma de suas principais características, a princípio, é o comportamento agressivo. Entenda por que essa raça não é autorizada no Brasil.

Leia mais: Qual é a raça e quanto custa o cachorro do Henry Cavill?

Wolfdog

Fruto de cruzamentos entre cães domésticos e lobos, os Wolfdogs são proibidos aqui devido ao porte grande e, também, comportamento selvagem. No entanto, também costuma ser bastante leal e inteligente.

Dogo Argentino

De postura musculosa, o dogo argentino é uma das raças de cachorro proibidas no Brasil. Inicialmente, por agressividade e, também, histórico de participar em atividades ilegais, como lutas.

Entretanto, especialistas apontam que aquela aparência toda não passa de fachada! Na verdade, são cães alegres e bem carismáticos.

Tosa Inu Japonês

Da mesma forma que o dogo argentino, os cães da raça Toso Inu Japonês também participavam de lutas. Por isso, é uma as raças de cachorro proibidas no Brasil.

E, também, devido a cruzamentos específicos e potencial agressivo. Ao mesmo tempo, é um cão corajoso e paciente, além de muito observador.

Leia também: 7 Comportamentos humanos que deixam os cães mais agressivos

Dogue Canário também entre as raças de cachorro proibidas no Brasil

Proveniente das Ilhas Canárias, na Espanha, o dogue canário tem características únicas. Por exemplo, uma mordida muito forte, E, também, há quem afirme sua propensão à agressividade.

Contudo, se bem tratado, é, na verdade um cão bastante alegre e companheiro.

Staffordshire Terrier Americano

Muitas vezes confundido com o pit bull pela aparência, o Staffordshire Terrier Americano levanta questões sobre a posse no Brasil.

A princípio, teria características agressivas que, inclusive, limitariam seu transporte. Entretanto, tutores apontam um temperamento bem mais calmo, além de ser um cão apegado e amoroso à família.

Buldogue Americano

Por fim, outra das raças de cachorro proibidas no Brasil é a do buldogue americano. Originalmente usado na caça e pastoreio, tem porte extremamente forte.

A princípio, a restrição se dá pelo comportamento agressivo e que, então, demandaria mais cautela. Por outro lado, no convívio familiar, acaba se apegando aos tutores, inclusive crianças. Tanto que, nos Estados Unidos, por exemplo, é frequente como animal de companhia.

Diante de tudo isso, é fundamental destacar que qualquer raça de cachorro pode manifestar comportamento agressivo se não for treinada e socializada corretamente. Desde os menores pets até os maiores, todos podem apresentar riscos se não receberem o tratamento adequado.

Só para exemplificar, comportamentos agressivos muitas vezes estão relacionados a fatores como medo, ansiedade ou experiências traumáticas. Portanto, acostumar os cães desde cedo a serem sociáveis é essencial para garantir uma convivência harmoniosa com pessoas e outros animais.

Afinal, um pet bem-educado é sempre um amigo mais feliz! Daí, quem sabe, os bichos acima não saiam das listas de raças de cachorros proibidas no Brasil?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest