Tão refrescante e saudável, a salada grega leva apenas 15 minutos para preparar. É um ótimo acompanhamento para grelhados ou um lanche leve com um pedaço de pão. Feita com ingredientes simples e um molho à base de azeite e vinagre, é simples, deliciosa e perfeita! Uma das minhas saladas de verão favoritas é a grega.
É uma salada comum em refeições familiares e em tabernas, combinando bem com carne, peixe ou apenas com um pedaço de pão para mergulhar nos sucos do tomate, azeite e vinagre. É tão fácil e rápido de preparar com ingredientes comuns da nossa geladeira no verão, levando no máximo 15 minutos para cortar os vegetais e colocá-los em uma tigela.
O Nome verdadeiro da salada grega
Aquilo que muitos desconhecem é que a salada grega tem outro nome. Na Grécia, é conhecida como a famosa salada caipira, presente em todas as mesas tradicionais. No entanto, pelo mundo, tornou-se conhecida como salada grega, graças aos turistas que visitam as ilhas gregas e o continente grego todos os anos. Apesar do caráter comercial do nome, os gregos ainda a chamam de caipira até os dias de hoje.
Qual é o segredo para fazer a salada grega perfeita?
O segredo para a melhor salada grega caipira é usar legumes frescos de qualidade e queijo feta de boa qualidade. Se não tiver queijo feta, pode usar o queijo salgado de sua preferência. No entanto, a receita genuína é feita com queijo feta grego. A receita tem apenas alguns ingredientes, então gosto de dispor todos os legumes na mesa e, depois de lavá-los bem, cortá-los em pedaços pequenos.
Leia mais: Psyllium para emagrecer: Descubra os segredos para o sucesso
Como fazer a salada grega verdadeira?
Ingredientes
- 1 cebola
- Tomates maduros e suculentos
- Pimentão
- 1 pepino de tamanho médio (ou metade de um grande)
- Azeitonas (10 a 15)
- Queijo feta grego
Instruções
Começo sempre com a cebola. Depois de descascá-la, corto-a em fatias. Em seguida, corto os tomates em fatias grandes. Corto cada um ao meio, retiro a parte verde dura e, em seguida, corto cada metade em 3-4 fatias, dependendo do tamanho do tomate. Certifique-se de usar tomates maduros e suculentos, pois isso adicionará um sabor extra à salada. O mesmo vale para o pimentão; eu simplesmente retiro a parte dura e as sementes e, em seguida, corto em fatias. Depois de terminar com os legumes, adiciono-os diretamente à tigela da minha salada e passo para o próximo.
Você também precisará de um pepino de tamanho médio ou metade de um pepino grande, dependendo do que encontrar no mercado. Basta descascá-lo, cortá-lo ao meio e, em seguida, cortá-lo em meias-luas.
Em seguida, escorro a cebola e a adiciono à tigela da salada. E terminamos com os cortes! Completo com azeitonas kalamata, cerca de 10 a 15. A azeitona Kalamata é uma grande azeitona marrom escura com uma textura suave e carnuda, nomeada em homenagem à cidade de Kalamata, no sul do Peloponeso, na Grécia. Mas pode usar qualquer tipo de azeitona marrom ou preta. Você pode usá-las com caroço ou sem, pessoalmente, prefiro as com caroço, mas deixarei totalmente a seu critério.
Leia mais: Este é o segredo para fazer a melhor Nutella caseira da sua vida em casa
Como fazer o molho da salada grega?
Agora é hora do molho! A salada tem um molho realmente simples e saudável que contém apenas azeite extra virgem, vinagre e orégano. Tão simples! Claro, muitas pessoas gostam de experimentar e adicionar mais coisas, mas aqui quero compartilhar com você a receita tradicional da salada camponesa e não tem mais nada além desses três ingredientes. Misturo os ingredientes em uma pequena tigela e despejo sobre a salada.
Antes de adicionar o queijo feta, gosto de misturar bem a salada nesta fase. Isso ajudará todos os legumes a absorver um pouco mais de sabor do molho e também liberar todos os sucos dos tomates. Se desejar adicionar sal à salada, sugiro fazê-lo neste momento.
Por fim, adiciono o queijo feta por cima, seja a placa inteira ou apenas quebrada em pedaços menores com as mãos. Derramo um pouco de azeite extra virgem por cima do queijo feta e um pouco de orégano, e está pronto para servir!
0 comentários