Brazil Greece

»

»

Você acredita em mentiras, só não sabia disso ainda

| Em 08/10/2023 às 15:30

Algumas pessoas se gabam de nunca acreditar em mentiras, o que de certa forma é até bom. Porém, isso não ser exatamente verdade, visto que o cérebro humano é suscetível a acreditar em informações falsas.

Segundo a ciência, isso pode ocorrer por diversos motivos, como fatores fisiológicos, emocionais e até mesmo pelo uso massivo das redes sociais.

Por que acreditamos em mentiras?

A suscetibilidade à desinformação é um problema que afeta a todos, pois nossos cérebros podem acreditar em informações falsas. Alguns fatores que contribuem para isso incluem o “Efeito Ilusório da Verdade”, que faz com que informações repetidas pareçam verdadeiras, o “Viés de Confirmação”, que nos leva a buscar informações que confirmam nossas crenças, e a dificuldade em corrigir informações falsas em nossas mentes.

Além disso, a desinformação às vezes está ligada à nossa identidade ou crenças, o que torna difícil abandoná-la.

Leia mais: 6 grandes mentiras que te contaram sobre relacionamentos e você acreditou

Como evitá-las?

Segundo alguns estudos, as conexões do cérebro ligadas ao recebimento de informações, mesmo que saibam que ela não é verdadeira, não conseguem fazer essa correção.

Dessa forma, mesmo que as atitudes corretas sejam baseadas sabendo das mentiras, a desinformação continua influenciando o pensamento. Isso é ainda pior quando há certa ligação com nossas crenças.

No entanto, existem estratégias para combater a desinformação. Treinar nossos cérebros para reconhecer técnicas de manipulação e questionar a veracidade das informações pode tornar as pessoas mais céticas em relação à desinformação.

O certo é evitar as fontes de notícias falsas, como alguns sites ou redes sociais. Além disso, passar a entender um pouco mais os mecanismos pelos quais elas são divulgadas ou os sinais de desinformação podem te ajudar bastante. Promover a conscientização e o pensamento crítico também é fundamental.

Em um mundo repleto de informações, é importante desenvolver habilidades que nos ajudem a discernir a verdade da desinformação, protegendo-nos e contribuindo para a redução da disseminação de informações falsas.

No final, é um processo bem trabalhoso, que pode levar algum tempo, mas acaba ajudando bastante a separar o que consome e até mesmo nas suas decisões.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários