A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais conhecidos entre os brasileiros. Ela é a responsável por comprovar que o individuo está apto a conduzir algum veículo.
Nela constam algumas letras na parte das observações do documento visando mostrar características especificas dos motoristas, a sigla EAR é um desses conjuntos de letras.
Essas letras presentes na habilitação começaram a estar presentes no documento desde 2008 para assegurar uma maior facilidade a fiscalização e agentes de trânsito na hora de verificar as necessidades e especificidades de cada motorista. Porém, o termo EAR ainda causa dúvidas em relação ao seu significado, continue a leitura para entender mais.
O que significa o termo EAR?
A sigla EAR significar Exerce Atividade Remunerada e está presente na parte das observações da CNH. A partir de uma resolução do CONTRAN, foi estabelecido que as combinações de letras precisam caracterizar algumas habilidades específicas do motorista.
Desse modo, o termo EAR aparece justamente com esse objetivo. No caso, ele releva que o condutor em questão exerce alguma atividade remunerada com aquele automóvel, como taxista, por exemplo.
Assim, essa é uma sigla que vem sendo encontrada cada vez mais nas CNH dos brasileiros, principalmente com o crescimento da quantidade de motoristas do aplicativo Uber, por exemplo.
Desse modo, pessoas que trabalham como taxistas, caminhoneiros, entregadores e motoristas de empresa precisa dessa sigla constando em seu documento de habilitação.
LEIA MAIS: 5 novas leis de trânsito estão pegando muitos motoristas de surpresa
Como solicitar o EAR?
Para fazer a solicitação do termo EAR na CNH, o primeiro passo que o motorista deve dar é entrar em contato com o Detran de seu estado.
Em seguida, ele será encaminhado para fazer alguns exames físicos e mentais obrigatórios, realizar o pagamento de algumas taxas e então aguardar para a emissão dessas letras em seu documento.
Desse modo, alguns documentos são necessários para efetuar essa solicitação. São eles: formulário com os resultados de todos os exames requisitados, comprovante do pagamento das taxas, CNH original e uma cópia.
Essa curiosidade foi útil para você? Então não deixe de conferir mais artigos como esse no site Brazil Greece!
0 comentários