É fácil compreender alguém que não é sincero conosco? Se desconfiamos que nos ocultam a verdade e nos enchem de mentiras, é suficiente consultar David J. Lieberman, psicoterapeuta que trabalha para o FBI há 25 anos.
Segundo o Dr. Lieberman, o mais importante é “prestar atenção não apenas no que os outros dizem, mas também na maneira como falam”. É aí que está a maior verdade e só assim “compreenderemos o que têm em mente” antes de nos enganarem.
Os comportamentos mais clássicos que consideramos suspeitos são transpiração, dilatação dos olhos, gagueira e tremor. No entanto, não é obrigatório acontecerem. Pode ser apenas ansiedade. Mas se não correspondem ao comportamento habitual da pessoa, isso diz algo. A indicação mais importante, no entanto, é quando evita o contato visual. Ou será que não? O terapeuta vem esclarecer o cenário e distribuir várias doses de verdade.
Vamos ver 7 sinais de que alguém está mentindo, de acordo com o psicólogo do FBI
Fala muito
Observe a reação inicial de alguém quando perguntar se fez algo. “Uma resposta sincera é direta e clara”, diz o Dr. Lieberman, acrescentando que quem mente enriquece suas histórias com desculpas como “não sou esse tipo de pessoa”, responde qualquer coisa além do que lhe foi perguntado ou tende a repetir o que já disse antes. Independentemente disso, não se lembrará de nada disso se questionado mais tarde para repetir suas alegações.
Tenta “vender” a verdade
Quando alguém está dizendo a verdade, não tenta convencer você de nada. Apenas quer que saiba a verdade. O Dr. Lieberman diz que “um mentiroso quer vender algo. Precisa que acredite nele, então mesmo que acredite nele (por suas próprias razões), continuará a dar mais explicações e a repetir o que já te disse, uma e outra vez”. Faz isso para ter a certeza de que está completamente convencido, independentemente de que sua técnica o traia.
LEIA MAIS: É sentimento ou emoção? Descubra o que se passa dentro de você
Alívio quando a conversa termina
Alguém que diz a verdade não tem problema em continuar o diálogo contigo. Mas se mente, não vê a hora de evitar a conversa, pois criou um clima de interrogatório. O alívio que sente, de acordo com o especialista, é o maior sinal de culpa, pois se estivesse dizendo a verdade e você não acreditasse nele, sentiria-se incomodado, zangado ou ressentido. Em nenhum caso, aliviado.
Sorrisos contidos
O conhecido terapeuta diz que uma pessoa que mente sorri contido e isso se revela apenas na metade de seu rosto. A parte superior permanece inexpressiva porque quer esconder suas emoções. Sorri com a boca fechada e os lábios apertados, sem fazer nenhum outro movimento. Alguém que diz a verdade sorri e todo o seu rosto irradia.
Fingem ser calmos
Por dentro, estão nervosos, mas diante de ti, interpretam o tipo mais confortável e tranquilo. Fazem isso porque tu os acusas e querem provar que não perderam o controle nem a calma. Estão tremendo, mas falam com calma e com intensidade controlada. Fazem isso claramente para te enganar (mais uma vez).
Suas histórias são “perfeitas”
No que te dizem, não há sequer uma falha. Quando alguém diz a verdade, a história que te conta geralmente escapa da lógica coerente. Caso contrário, ouve-se uma história “perfeita” e construída sem falhas. Exatamente, como um conto de fadas!
Usam pronomes impessoais
“Os pronomes revelam quando alguém quer se distanciar ou não, das palavras que diz”. Então, o que faz um mentiroso? Usa pronomes impessoais para não se revelar. É exatamente a mesma tática que usa com a falta de contato visual, então é bom estar preparado antes que comece a relatar, em voz passiva, sua maravilhosa, construída mentira.
0 comentários