Você já se pegou roendo as unhas ou praticando outros comportamentos repetitivos focados no corpo? Esses hábitos podem causar danos à pele e afetar a saúde mental, mas agora uma técnica inovadora oferece esperança de alívio.
Aliviando o sofrimento
Roer unhas, puxar cabelos e morder lábios podem causar danos visuais à pele e afetar a saúde mental.
A terapia cognitivo-comportamental é uma opção padrão, mas agora uma técnica de autoajuda se mostra promissora. Ela envolve acariciar suavemente a pele de maneiras diversas, oferecendo um alívio sem prejudicar a saúde.
Especialistas e sua equipe, desenvolveram essa técnica como uma forma de substituir os comportamentos prejudiciais por algo reconfortante, mas não disfuncional.
O estudo preliminar mostrou que 54% das pessoas que utilizaram as técnicas de substituição de hábito relataram melhora em suas compulsões após seis semanas de prática.
Diferente de outras terapias, essa abordagem busca proporcionar um elemento calmante para substituir os CRFCs. Os resultados preliminares foram mais satisfatórios para aqueles que roem unhas, mas estudos mais aprofundados são necessários para entender a sustentabilidade do efeito a longo prazo e incluir uma amostra mais diversificada de participantes.
LEIA MAIS: Dá para aprender um novo idioma enquanto dormimos?
Buscando equilíbrio e bem-estar
A compulsão por comportamentos repetitivos focados no corpo muitas vezes está associada ao estresse e à tentativa de acalmar o sistema nervoso. Entender essa relação pode abrir portas para novas abordagens terapêuticas e proporcionar uma melhor qualidade de vida.
É importante compreender que esses comportamentos não devem ser vistos como automutilação ou auto-ódio, mas sim, como uma forma de lidar com emoções intensas.
A técnica desenvolvida oferece uma maneira mais saudável de encontrar alívio e prazer, sem causar danos à pele ou à saúde mental.
Se você ou alguém que você conhece está lutando contra comportamentos repetitivos focados no corpo, a técnica de substituição de hábito pode ser uma opção útil para iniciar uma mudança positiva.
Além disso, a terapia cognitivo-comportamental continua sendo uma abordagem eficaz para superar esses problemas. Buscar ajuda profissional é fundamental para alcançar o bem-estar desejado.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários