Brazil Greece

»

»

Parece até ficção científica: tecnologia irá isolar sons em qualquer ambiente

| Em 10/10/2023 às 15:30

Em uma era onde o barulho parece onipresente, a promessa de momentos de quietude e privacidade, mesmo em ambientes públicos, é uma aspiração crescente. Eis que uma tecnologia que promete isolar o som surge no horizonte.

A perspectiva de ter uma conversa clara e privada, mesmo em locais movimentados, está prestes a deixar o reino da ficção para tornar-se uma realidade acessível.

Leia mais: Sua vida social não vai bem? 7 dicas para melhorá-la e ter mais bem-estar

As “bolhas” sonoras

Quem nunca desejou um pouco mais de silêncio em ambientes movimentados ou sentiu a necessidade de uma conversa mais reservada em locais públicos?

Essa nova tecnologia que promete isolar o som, oriunda da Universidade de Washington, pode ser a resposta. Ela consiste em dispositivos equipados com alto-falantes e microfones de última geração.

O funcionamento

Mas como exatamente esses dispositivos funcionam? O segredo está na combinação de ultrassom e inteligência artificial. Ao mapear o ambiente, os dispositivos determinam as fontes de ruídos e as zonas de conversação.

Em seguida, usando ondas sonoras de alta frequência, são criadas “bolhas” acústicas ao redor de cada grupo de conversa. Assim, dentro de cada “bolha”, o som é cristalino e definido, enquanto os ruídos externos são habilmente abafados. É uma experiência quase mágica, possibilitada pela ciência.

Leia mais: Energia negativa? 5 técnicas poderosas para se proteger

Segurança e próximos passos

A segurança, claro, é uma preocupação primordial. Como se trata de uma tecnologia que mapeia ambientes e interage com conversas, há inquietações quanto à privacidade.

Entretanto, os criadores são enfáticos: os dispositivos não possuem capacidade de armazenar ou transmitir conversas. Estão sendo desenvolvidas camadas adicionais de segurança para assegurar que nenhum dado sensível seja comprometido.

E o que o futuro reserva para esta inovação? Há planos de aprimoramento contínuo, com possíveis integrações em smartphones e outros dispositivos móveis.

Além disso, estudos estão em andamento para expandir a capacidade das “bolhas”, permitindo seu uso em ambientes ainda mais desafiadores, como concertos ou jogos esportivos.

O potencial é vasto e, em breve, essa tecnologia poderá transformar a forma como as pessoas interagem em espaços públicos, garantindo privacidade acústica sem precedentes.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários