Brazil Greece

»

»

Tem mania de estalar o pescoço? É melhor pensar 2x antes de fazer de novo

| Em 26/09/2023 às 10:30

Fale a verdade, quando vem aquela tensão, principalmente após um dia estressante, dá uma vontade danada de estalar o pescoço, não é? Mas, apesar de ser um hábito relaxante, traz sérios riscos à saúde, sabia?

Só para ilustrar o perigo disso, há algum tempo, um jovem virou notícia após sofrer um derrame ao estalar o pescoço. Isso aconteceu porque o gesto rompeu uma artéria. Olha o risco!

Mas, estalar não só o pescoço, como também os dedos da mão, traz outros problemas. Saiba quais são e evite, de vez, este hábito.

Por que estalar o pescoço faz mal?

Inicialmente, este gesto pode distender um músculo e até mesmo gerar uma fratura na região. Ademais, há o risco de romper uma artéria, como aconteceu com o rapaz que citamos, além de romper vasos sanguíneos na região do pescoço.

A região do pescoço é particularmente sensível, pois abriga artérias vitais para a circulação sanguínea em todo o corpo. Movimentos abruptos, como os utilizados ao estalar o pescoço, podem interromper o fluxo sanguíneo e contribuir para a formação de coágulos

Com isso, aumentam o risco de um acidente vascular cerebral (AVC). Portanto, é fundamental compreender que essa ação aparentemente inofensiva pode ter consequências graves para a saúde cardiovascular.

Entretanto, além do risco de AVC, existem outras complicações associadas à prática, principalmente devido às terminações nervosas presentes em todo o corpo. A repetição desses movimentos pode levar a fraturas nas vértebras, deslocamento de tendões e ligamentos.

Sabe o que mais? Pode até indicar a presença de transtornos psicológicos. Portanto, é aconselhável evitar o hábito de estalar o pescoço e, em vez disso, buscar métodos mais seguros e eficazes para aliviar a tensão muscular.

Leia mais: Como saber se a fome é real ou emocional? Faça o teste e descubra

Mas, não dizem que é mito?

Pois bem, há quem diga ser um mito que estalar o pescoço causa AVC ou outros problemas. De fato, o problema está na forma brusca do movimento.

Normalmente, os riscos estão nas manobras mais vigorosas e intensas. Daí, pode haver algum dano à articulação, o que é especialmente preocupante na região cervical.

Agora, outra questão relacionada ao hábito de estalar, não o pescoço, mas os dedos, é a famosa “junta grossa”. Dito de outra maneira, as pessoas afirmam que esta “mania” engrossa as juntas ou dedos.

Na verdade, o problema está no movimento excessivo que, consequentemente, machuca os ligamentos. A partir daí, surgem lesões e fibrosas que, como resultado, deixam as articulações mais grossas.

Em suma, estalar o pescoço pode causar danos às artérias caso seja um movimento brusco ou repetitivo. Sendo assim, o mais indicado é buscar outras formas de relaxamento muscular, por exemplo, a fisioterapia.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

A busca por autoconhecimento é antiga e atravessa fronteiras culturais. No Brasil e na Grécia, tradições ligadas à astrologia e à numerologia continuam despertando interesse por oferecer interpretações sobre a vida, os relacionamentos e os caminhos individuais. Uma...

0 comentários