Brazil Greece

»

»

Tem mania de estalar o pescoço? É melhor pensar 2x antes de fazer de novo

| Em 26/09/2023 às 10:30

Fale a verdade, quando vem aquela tensão, principalmente após um dia estressante, dá uma vontade danada de estalar o pescoço, não é? Mas, apesar de ser um hábito relaxante, traz sérios riscos à saúde, sabia?

Só para ilustrar o perigo disso, há algum tempo, um jovem virou notícia após sofrer um derrame ao estalar o pescoço. Isso aconteceu porque o gesto rompeu uma artéria. Olha o risco!

Mas, estalar não só o pescoço, como também os dedos da mão, traz outros problemas. Saiba quais são e evite, de vez, este hábito.

Por que estalar o pescoço faz mal?

Inicialmente, este gesto pode distender um músculo e até mesmo gerar uma fratura na região. Ademais, há o risco de romper uma artéria, como aconteceu com o rapaz que citamos, além de romper vasos sanguíneos na região do pescoço.

A região do pescoço é particularmente sensível, pois abriga artérias vitais para a circulação sanguínea em todo o corpo. Movimentos abruptos, como os utilizados ao estalar o pescoço, podem interromper o fluxo sanguíneo e contribuir para a formação de coágulos

Com isso, aumentam o risco de um acidente vascular cerebral (AVC). Portanto, é fundamental compreender que essa ação aparentemente inofensiva pode ter consequências graves para a saúde cardiovascular.

Entretanto, além do risco de AVC, existem outras complicações associadas à prática, principalmente devido às terminações nervosas presentes em todo o corpo. A repetição desses movimentos pode levar a fraturas nas vértebras, deslocamento de tendões e ligamentos.

Sabe o que mais? Pode até indicar a presença de transtornos psicológicos. Portanto, é aconselhável evitar o hábito de estalar o pescoço e, em vez disso, buscar métodos mais seguros e eficazes para aliviar a tensão muscular.

Leia mais: Como saber se a fome é real ou emocional? Faça o teste e descubra

Mas, não dizem que é mito?

Pois bem, há quem diga ser um mito que estalar o pescoço causa AVC ou outros problemas. De fato, o problema está na forma brusca do movimento.

Normalmente, os riscos estão nas manobras mais vigorosas e intensas. Daí, pode haver algum dano à articulação, o que é especialmente preocupante na região cervical.

Agora, outra questão relacionada ao hábito de estalar, não o pescoço, mas os dedos, é a famosa “junta grossa”. Dito de outra maneira, as pessoas afirmam que esta “mania” engrossa as juntas ou dedos.

Na verdade, o problema está no movimento excessivo que, consequentemente, machuca os ligamentos. A partir daí, surgem lesões e fibrosas que, como resultado, deixam as articulações mais grossas.

Em suma, estalar o pescoço pode causar danos às artérias caso seja um movimento brusco ou repetitivo. Sendo assim, o mais indicado é buscar outras formas de relaxamento muscular, por exemplo, a fisioterapia.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

5 truques para conservar a alface crocante por mais tempo

5 truques para conservar a alface crocante por mais tempo

Quem nunca comprou um maço de alface para preparar aquela salada crocante e, poucos dias depois, encontrou as folhas murchas e sem vida na geladeira? Isso é mais comum do que parece. A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível conservar a alface...

Qual é a energia da sua casa, segundo a numerologia?

Qual é a energia da sua casa, segundo a numerologia?

Você já parou para pensar que o número da sua casa pode revelar mais do que apenas um endereço? Segundo a numerologia, cada imóvel carrega uma vibração própria, capaz de influenciar o comportamento, as emoções e até os relacionamentos de quem vive ali. Essa prática,...

Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília

Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília

Você sabia que em Brasília existe um café e restaurante que vai te levar direto para Londres, lugar em que eu morava antes de mudar para o Brasil? Sim, estamos falando do The Queen’s Place, que fica na Asa Sul. Eu estava zombando da minha esposa brasileira no começo e...

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

O vaso sanitário é um dos cantos da casa que mais exigem atenção durante a faxina. E, embora os produtos de limpeza industrializados continuem firmes nas prateleiras, cada vez mais pessoas estão redescobrindo o valor das soluções caseiras. Elas são práticas,...

0 comentários