Brazil Greece

»

»

Tem mania de estalar o pescoço? É melhor pensar 2x antes de fazer de novo

| Em 26/09/2023 às 10:30

Fale a verdade, quando vem aquela tensão, principalmente após um dia estressante, dá uma vontade danada de estalar o pescoço, não é? Mas, apesar de ser um hábito relaxante, traz sérios riscos à saúde, sabia?

Só para ilustrar o perigo disso, há algum tempo, um jovem virou notícia após sofrer um derrame ao estalar o pescoço. Isso aconteceu porque o gesto rompeu uma artéria. Olha o risco!

Mas, estalar não só o pescoço, como também os dedos da mão, traz outros problemas. Saiba quais são e evite, de vez, este hábito.

Por que estalar o pescoço faz mal?

Inicialmente, este gesto pode distender um músculo e até mesmo gerar uma fratura na região. Ademais, há o risco de romper uma artéria, como aconteceu com o rapaz que citamos, além de romper vasos sanguíneos na região do pescoço.

A região do pescoço é particularmente sensível, pois abriga artérias vitais para a circulação sanguínea em todo o corpo. Movimentos abruptos, como os utilizados ao estalar o pescoço, podem interromper o fluxo sanguíneo e contribuir para a formação de coágulos

Com isso, aumentam o risco de um acidente vascular cerebral (AVC). Portanto, é fundamental compreender que essa ação aparentemente inofensiva pode ter consequências graves para a saúde cardiovascular.

Entretanto, além do risco de AVC, existem outras complicações associadas à prática, principalmente devido às terminações nervosas presentes em todo o corpo. A repetição desses movimentos pode levar a fraturas nas vértebras, deslocamento de tendões e ligamentos.

Sabe o que mais? Pode até indicar a presença de transtornos psicológicos. Portanto, é aconselhável evitar o hábito de estalar o pescoço e, em vez disso, buscar métodos mais seguros e eficazes para aliviar a tensão muscular.

Leia mais: Como saber se a fome é real ou emocional? Faça o teste e descubra

Mas, não dizem que é mito?

Pois bem, há quem diga ser um mito que estalar o pescoço causa AVC ou outros problemas. De fato, o problema está na forma brusca do movimento.

Normalmente, os riscos estão nas manobras mais vigorosas e intensas. Daí, pode haver algum dano à articulação, o que é especialmente preocupante na região cervical.

Agora, outra questão relacionada ao hábito de estalar, não o pescoço, mas os dedos, é a famosa “junta grossa”. Dito de outra maneira, as pessoas afirmam que esta “mania” engrossa as juntas ou dedos.

Na verdade, o problema está no movimento excessivo que, consequentemente, machuca os ligamentos. A partir daí, surgem lesões e fibrosas que, como resultado, deixam as articulações mais grossas.

Em suma, estalar o pescoço pode causar danos às artérias caso seja um movimento brusco ou repetitivo. Sendo assim, o mais indicado é buscar outras formas de relaxamento muscular, por exemplo, a fisioterapia.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

0 comentários