Boa notícia para quem quer tirar visto para os Estados Unidos! O tempo médio de espera caiu para menos de um mês, segundo consultas em portal oficial da embaixada norte-americana. Em Brasília, por exemplo, já é possível agendar entrevista para apenas 14 dias.
Atualmente, brasileiros e brasileiras ainda precisam de visto para viajar aos Estados Unidos, seja qual for o propósito da viagem. Para isso, devem agendar atendimento em um dos cinco pontos no país, entre embaixada e consulado.
De modo geral, o tempo médio de espera para solicitar o primeiro visto de turista no Brasil é de 79 dias. Entretanto, isso depende tanto do tipo de visto quanto o local de atendimento.
Consulado de Brasília tem atendimento mais rápido
Em rápida consulta na plataforma de vistos para os Estados Unidos, Brasília é a capital com menor tempo de espera para uma entrevista. Só para ter uma ideia, há vagas para 14 dias, considerando o visto B1/B2 (turismo).
Nas demais capitais, o tempo de espera para o agendamento varia. Veja:
- Rio de Janeiro: 59 dias
- São Paulo: 58 dias
- Recife: 78 dias
- Porto Alegre: 187 dias
Ainda que em pontos, como a capital gaúcha, tenha um tempo de espera superior a seis meses, o quadro geral já melhorou de forma considerável. Só para ter uma ideia, quem queria tirar o visto chegou a esperar quase 500 dias, no começo de 2023.
A redução, possivelmente, resulta dos esforços da própria Embaixada dos Estados Unidos para reduzir a espera. Isso inclui aumento da equipe e do tempo de atendimento, além da abertura de um novo posto no Recife.
No entanto, vale ressaltar que este tempo de entrevista varia conforme a carga de trabalho da equipe. Sendo assim, o calendário é altamente dinâmico. Além disso, as informações são apenas uma estimativa, portanto, não garantem a disponibilidade de uma vaga.
Leia mais: Morar no fundo do mar? Veja como ter sua residência subaquática
Quais os tipos de visto para os Estados Unidos?
A princípio, existem dois tipos de visto para quem quer ir para os EUA: imigrante e não-imigrante. O primeiro abrange, por exemplo, quem vai trabalhar ou se juntar a um familiar. Também, há vistos humanitários, para asilados e refugiados.
Já o visto para não-imigrante contempla:
- Turismo e visita (B1/B2)
- Trabalho
- Estudante
- Trânsito
- Meios de Comunicação Social
- Atletas e artistas
- Trabalhadores religiosos
- Tripulantes
- Intercâmbio
- Formação profissional
Ainda entre os vistos de não-imigrante para os Estados Unidos, temos aqueles destinados a noivos(as) ou cônjuges de cidadãos americanos, bem como filhos menores. E, por fim, vítimas de crimes que queiram ajudar autoridades policiais e governamentais na investigação.
Cada perfil demanda uma documentação específica e, assim, é importante verificá-la no site oficial da Embaixada.
Leia mais: Quanto custa e qual é o prazo para emitir o novo RG?
Como pedir o visto?
Inicialmente, para solicitar um visto para os Estados Unidos, você precisa:
- Escolher o tipo de visto adequado para o seu propósito de viagem, conforme o site do governo americano.
- Preencher o formulário online DS-160 com seus dados pessoais, profissionais e de viagem. Lembre-se de imprimir a página de confirmação do formulário e guardá-la.
- Acessar o site da Embaixada e seguir os passos para marcar uma entrevista na Seção Consular. Para isso, vai precisar de uma conta de usuário, o número de confirmação do DS-160, um endereço de entrega e o pagamento da taxa de visto.
- Comparecer à entrevista na data e horário agendados, levando os documentos necessários. Você também pode verificar os documentos no site do governo americano
- Aguardar a decisão sobre o seu visto e a entrega dos seus documentos. Aqui, dá para acompanhar o status do seu visto no site da Embaixada.
Contudo, alguns casos dispensam a entrevista, por exemplo, determinadas renovações de visto. Porém, sempre verifique a situação na plataforma oficial, de preferência, com bastante antecedência à viagem. Assim, evita transtornos e mesmo impedimentos na hora do embarque.
0 comentários