Brazil Greece

»

»

A cidade-fantasma que até mesmo Alexandre, o Grande, temia

| Em 18/02/2024 às 15:50

A apenas 30 quilômetros de Antália, na Turquia, existe uma cidade histórica construída nos tempos helenísticos e abriga o teatro antigo mais alto do mundo. Estamos falando da famosa cidade de Termesso, fundada de acordo com Homero pelos Solymoi, uma tribo que habitava na Ásia Menor.

O nome deles vem de Solymos, o filho de Zeus e Chalkeni.

Esta era uma cidade da Pisídia, construída a uma altitude de mais de 1000 metros, no lado sudoeste da montanha Solymos ou Güllük Dağı, como os turcos chamam hoje e fica na cordilheira do Tauro. Além disso, era conhecida pelos “bárbaros termessios”, que se diz que até mesmo Alexandre, o Grande, temia.

Embora esteja em uma região da Ásia Menor com uma rica história, o local nunca foi escavado até hoje.

Os bárbaros que até mesmo Alexandre, o Grande, hesitou em atacar Termesso

Termesso era conhecida pelos “bárbaros termessios”, que se diz que até mesmo Alexandre, o Grande, temia.

De acordo com o historiador antigo Arriano, “Esses homens são da tribo dos Pisídios, bárbaros que habitam uma região elevada e íngreme em todos os lugares, e o caminho perto da cidade é difícil” Em 333 a.C., o estrategista macedônio, após conquistar as costas da Panfília, decidiu virar em direção à Frígia através da Pisídia montanhosa e foi forçado a passar pela inexpugnável fortaleza de Termesso.

Quando chegou perto da encosta da montanha, deparou-se com os termessios guardando todas as colinas ao redor, esperando atacar qualquer um que se atrevesse a se aproximar e ameaçar seu domínio.

A passagem era estreita e os termessios eram muitos e determinados. Alexandre percebeu que não podia atacar. No entanto, conseguiu, com um estratagema, acampar fora da cidade, obrigando finalmente os termessios insubmissos a se fortalecerem dentro da cidade.

Isso foi suficiente até o momento. Ele continuou sua jornada para o norte, deixando o plano de conquistar Termesso para o futuro. A cidade é estimada ter sido abandonada pelos últimos habitantes por volta do século V a.C., provavelmente após um forte terremoto.

Mais tarde, é claro, Alexandre, o Grande, conquistou a maior parte da Pisídia, que depois de sua morte foi herdada por seus generais e posteriormente conquistada pelos romanos.

Leia mais: Afinal, como Alexandre, o Grande, morreu?

O herói da mitologia que conseguiu vencer os Solymoi

De acordo com o mito, Belerofonte foi exilado de Corinto e se refugiou em Tirinto, na corte do rei Próitos. Lá, a rainha Stheneboia (ou Anteia) se apaixonou por ele. Belerofonte a rejeitou e ela o acusou ao marido dela. Querendo afastá-lo de Tirinto, o rei Próitos o enviou ao sogro dele, Ióbates, rei da Lícia, na Ásia Menor (levando uma carta fechada de Próitos, na qual o remetente ordenava que o destinatário matasse o portador).

Ióbates o hospedou esplendidamente por nove dias e, em seguida, abriu a carta. Ele hesitou em matá-lo porque temia as Erínias e encarregou Belerofonte de três difíceis missões.

A primeira missão de Belerofonte

Sobre esta cidade montanhosa, Belerofonte caçou e matou uma das criaturas mais terríveis da mitologia grega, a Quimera. Segundo o mito, a única maneira de derrotar a Quimera era com a ajuda de Pégaso, o mítico cavalo alado.

Belerofonte conseguiu domar Pégaso com a ajuda de Atena e matou finalmente a Quimera. Diz-se que a Quimera simbolizava as nuvens negras que cobriam esta região montanhosa.

A morte dos Solymoi

Depois de retornar ao rei Ióbates, ele lhe atribuiu outro feito.

Como Homero nos informa na Ilíada (Rapsódia Z, 184-185), aqui ocorre o segundo desafio que o rei Próitos atribui ao herói:

“Segundo… Ele lutou contra os famosos Solymoi, em uma batalha tão terrível que até então não tinha igual”

De acordo com esta rapsódia de Homero, Belerofonte conseguiu derrotar os Solymoi.

A terceira e última missão foi a morte das Amazonas.

Finalmente, Belerofonte passou por todas as provações, resultando em forçar Ióbates a dar-lhe a filha dele e tornar-se rei da antiga cidade grega da Lícia. Encontrou um fim trágico quando desafiou os deuses e tentou subir ao Olimpo com Pégaso, algo proibido para mortais.

Leia mais: A mulher-maravilha também veio da Grécia Antiga? Entenda

O Termesso hoje

Hoje, a cidade de Termesso é uma das cidades antigas mais bem preservadas da Turquia, levando você de volta aos gloriosos dias da era helenística com o líder Alexandre, o Grande, e às conquistas do grande império romano. Assim, ao caminhar por Termesso, você encontrará ruínas do antigo mercado, a Via Real e vestígios da muralha helenística. Alguns edifícios centenários ainda permanecem imponentes e cercados pelos galhos de heras na área onde ficava o Aqueduto, que se acredita ter sido destruído no grande terremoto.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários