3 truques psicológicos para ganhar qualquer discussão

Por conta do nervosismo, algumas pessoas acabam trocando palavras, gaguejando ou até chorando. Porém, existem alguns truques que podem ajudar.

No mundo competitivo de hoje, não basta ser apenas tecnicamente competente no trabalho. A inteligência emocional é uma qualidade altamente valorizada no mercado. Por isso, listamos alguns truques psicológicos que você pode usar para melhorar suas habilidades de comunicação e se destacar no mercado de trabalho.

Os melhores truques para discutir sem medo

1. Saiba como usar o silêncio

Ele pode ser uma ferramenta eficaz para evitar interrupções impulsivas. Em vez de cortar alguém enquanto fala, espere até que ela termine sua fala para então responder de forma ponderada.

Quando você faz uma pergunta e a outra pessoa hesita em responder, não apresse a resposta. O silêncio cria um espaço para a outra pessoa refletir e faz com que ela acabe sentindo que precisa dar alguma resposta à sua pergunta. Usá-lo com sabedoria ajuda a manter a discussão focada no tópico principal.

Leia mais: 12 razões pelas quais as pessoas NÃO gostam de você

2. Preste atenção na linguagem corporal

Essa é uma estratégia interessante. Ao imitar sutilmente a movimentação e posições do corpo dela, você cria uma sensação de familiaridade e confiança. Por exemplo, se a pessoa cruza os braços, você pode fazer o mesmo de forma discreta. Esse espelhamento pode estabelecer uma conexão mais profunda na conversa.

Você pode diminuir as barreiras de comunicação que podem surgir durante uma discussão. Isso pode facilitar a quebra de resistências e tornar a conversa mais produtiva.

Leia mais: 6 hábitos que te farão ter muito mais sorte no seu dia a dia

3. Tente aprender todos os nomes

Ao conhecer alguém novo em uma discussão, fale o nome dela algumas vezes, logo quando vocês começarem a conversar. Isso não só ajuda você a memorizar o nome, evitando desconforto, como também demonstra atenção e direciona a conversa de forma mais séria.

Isso mostra que você se importa o suficiente para lembrar quem ela é. Assim como espelhar a linguagem corporal, também pode ajudar a estabelecer uma conexão pessoal e criar um ambiente mais amigável durante a discussão.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também