Brazil Greece

»

»

Do mar azul às ruínas Maias: Belize, o paraíso que você tem que conhecer

Você já ouviu falar desse paraíso?
| Em 06/12/2024 às 06:30
Belize. Foto: Freepik.

Belize provavelmente não é o primeiro destino em sua lista de países que você deve visitar, mas deveria ser. Vamos explorar este destino desconhecido. Belize é um pequeno estado independente no nordeste da América Central. Anteriormente conhecido como Honduras Britânicas, faz fronteira ao norte e noroeste com o México, a oeste e ao sul com a Guatemala, enquanto a leste é banhado pelo Mar do Caribe e a sudeste pelo Golfo de Honduras.

A área total do país abrange 22.965 quilômetros quadrados. Em termos de extensão, ocupa a 149ª posição mundial e é o segundo menor país da América Central após El Salvador. De acordo com dados de 2002, a sua população é de 262.999 habitantes, classificando o país em 170º lugar mundial.

Em relação à densidade populacional, proporcionalmente à sua área, a população do país é muito pequena, o tornando o país menos densamente povoado da América Central e um dos mais escassamente povoados do mundo.

História de Belize: dos Maias até hoje

Bandeira de Belize.

A bandeira de Belize. Foto: Freepik.

Até o século XX, a região da atual Belize floresceu durante os anos pré-colombianos (de 300 a.C. a 900 d.C.) com a civilização maia, atingindo seu auge após o século VI d.C. Após a descoberta das Américas, o país passou sob o domínio espanhol no século XVI, mas por volta de meados do século XVII, piratas britânicos e aventureiros estabeleceram uma colônia perto da foz do rio Belize, começando a explorar os recursos florestais da área.

Em 1798, os espanhóis repeliram a última tentativa de dominar a colônia, e no início do século XVIII, após a perda definitiva do México e da América Central para os espanhóis, a região ficou sob controle total da Grã-Bretanha. Nos anos seguintes, os colonizadores britânicos continuaram a penetrar no interior do país, e o século XIX foi marcado por conflitos entre os povos indígenas e os colonizadores. Eles usaram milhares de escravos na indústria madeireira, e a libertação gradual destes ocorreu até 1838.

Em 1862, Belize, na época chamada de Honduras Britânicas, foi declarada uma colônia da coroa britânica, e dois anos depois, em 1864, conquistou o status de autogovernança e foi proclamada uma colônia independente pela Grã-Bretanha.

Independência e conflitos

No século XX, em 21 de setembro de 1981, os britânicos concederam plena independência ao Belize. No entanto, a Guatemala, devido à não observância de uma disposição no tratado de 1859 assinado entre ela e a Grã-Bretanha, reivindicou terras na região e se recusou a reconhecer o novo país. Belize se tornou membro da Commonwealth e, em março de 1982, tornou-se um membro de pleno direito do Grupo das Nações da África, Caribe e Pacífico, mas não foi aceita na Organização dos Estados Americanos. Nas relações exteriores, as relações do país com a Guatemala se normalizaram quando esta última reconheceu Belize como um estado soberano em 10 de setembro de 1991. No mesmo ano, Belize foi aceita na Organização dos Estados Americanos.

Leia mais: 5 fotos que irão te fazer querer visitar a Grécia no inverno, grego mostra

O turismo de Belize

Quando você chegar a Belize, certamente notará que está em um paraíso caribenho. As praias incríveis de areia branca e os recifes de coral deslumbrantes vão tirar seu fôlego desde os primeiros minutos.

Além das belas praias, Belize é conhecida por suas Celebrações de setembro, seus extensos recifes de coral e a música punta.

O que torna este paraíso caribenho ainda mais emocionante é que, além das praias deslumbrantes, uma selva magnífica aguarda a exploração pelos visitantes da ilha, onde eles podem descobrir tesouros escondidos e vestígios da civilização maia.

A abundância de espécies terrestres e marinhas e a diversidade de ecossistemas fazem de Belize uma local chave no Corredor Biológico Mesoamericano de significância global.

É impressionante observar que apenas 10% das espécies vegetais e animais desse ecossistema foram descobertas até o momento. Você está, portanto, em um paraíso inexplorado com um mar sem fim e palmeiras altas que, em muitos casos, se estendem até a água.

Principais atrações turísticas de Belize

Ambergris Caye

Turismo em Belize.

Um dos pontos turísticos de Belize. Foto: Freepik.

É a maior das ilhas de Belize e fica em suas águas ao norte. É o principal destino turístico do país devido ao seu ambiente relaxante, atmosfera descontraída e atmosfera caribenha. Sem hotéis altos e tráfego de cidade grande, você pode relaxar completamente e a maioria das pessoas se locomove na ilha a pé, de bicicleta ou alugando carrinhos de golfe.

Actun Tunichil Muknal

Uma caverna na Reserva Natural Tapir Montanha. Perto de San Ignacio, exploradores descobriram a caverna no início dos anos noventa e a National Geographic Explorer a destacou em um filme. Eles exploraram e descobriram que era um local sagrado para o povo maia, contendo muitas lembranças e artefatos da civilização antiga. O local inclui até mesmo vários conjuntos de restos humanos – preservados graças à cobertura de cristais de calcário formados naturalmente.

Lamanai

Lamanai

Lamanai. Foto: Freepik.

É uma antiga cidade maia que pode ser visitada em forma de ruínas. Não está 100% descoberta, mas é uma olhada fascinante na história de um antigo povo que dominou a América Central. Arqueólogos trabalham constantemente na área para descobrir e restaurar estruturas maiores, como templos e moradias. “Lamanai” significa crocodilo submerso em maia.

Xunantunich

É outro sítio de ruínas maias localizado perto de San Ignacio. Fica à vista da fronteira com a Guatemala e possui uma variedade de estruturas de tamanhos e idades diferentes. A maioria das ruínas data de entre 200 e 900 a.C. A segunda estrutura mais alta de Belize, El Castillo, está em Xunantunich, tornando-o um ótimo local para tirar algumas fotos memoráveis.

Idioma e moeda de Belize

Belize é um dos países mais etnicamente e culturalmente diversos da América Central. Por esse motivo, embora o idioma oficial seja o inglês, a maioria da população fala espanhol. As línguas oficiais são o inglês e o espanhol, e você também encontrará o crioulo belizenho local. A moeda do país é o Dólar de Belize (BZD). No entanto, você também pode usar com segurança seus cartões de crédito para qualquer transação.

Qual é a melhor época para visitar Belize?

Belize tem duas estações distintas, chuvosa e seca. A estação seca geralmente ocorre de dezembro a maio, e a estação chuvosa de junho a novembro. Nos trópicos, a chuva pode ocorrer em qualquer época do ano, mas durante a estação seca, a chuva cai em pancadas curtas.

A melhor época para visitar Belize é durante a estação seca, que vai de janeiro a maio. Embora você possa desfrutar de temperaturas quentes em todo o país, o tipo de clima que você encontrará dependerá da região. Espere dias claros e ensolarados no Distrito de Cayo e nas ilhas Cayes.

No entanto, é aconselhável evitar o período de julho a novembro, já que os furacões costumam atingir o país causando muitos danos.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários