Como em qualquer profissão, os pilotos das companhias aéreas também passaram por vários momentos marcantes ao longo da história.
A título de exemplo, podemos citar a criação dos uniformes. Sim, eles nunca foram os mesmos que vemos hoje em dia. Inclusive, o design atual começou pela companhia Pan Am que desejou distinguir a sua tripulação das demais. No entanto, qual o motivo das listras nos uniformes dos pilotos de avião?
Todo detalhe carrega um significado
Estudos dizem que no ano de 1930, houve um marco na história das empresas de aviões. Para ser mais exato, tudo começou com a Clipper da Pan American World Airways ou mais conhecida como Pan Am.
Com o intuito de diferenciar sua tripulação das demais, a companhia resolveu criar um novo design de uniforme assemelhando-o com os da Marinha.
Afinal, do que se tratam as listras presentes nestes uniformes?
Não sei se você já reparou, mas há algumas listras nas mangas e nas dragonas nos uniformes da tripulação. Esse adicional é mais recente e remete a questões classificativas e de experiências de cada piloto. Portanto, quanto mais barras, mais experiência.
Essa ideia de classificação já é usada pelos militares desde o século XVII. As companhias aéreas decidiram aderir justamente para facilitar a distinção dos pilotos mais recentes dos veteranos.
LEIA MAIS: Existe um lado do avião que é o melhor para se sentar! Você sabe qual é?
O que significa cada quantidade de listras?
- Piloto recém-formado: uma listra
- Segundo Oficial: duas listras
- Primeiro Oficial: três listras
- Comandante da Linha Aérea: quatro listras
Concorda que ficou mais tranquilo identificar cada patamar profissional de um piloto? Vale ressaltar que a regra de quantidades de listras é universal para todas as companhias.
Os quepes usados pelos pilotos fazem referência à companhia em que trabalham, mas não indicam suas experiências ou classificações.
Para saber mais sobre assuntos semelhantes, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários