Brazil Greece

»

»

Vai um drink aí? Por que você deveria apostar nas bebidas não alcoólicas?

| Em 30/08/2023 às 18:00

Você é daqueles que torcem o nariz quando veem a opção de cerveja sem álcool? Pois saiba que as bebidas não alcoólicas ocupam um espaço cada vez maior, sobretudo em bons bares e restaurantes. Descubra por que e também confira receitas de drinks para acabar de vez com o preconceito.

Por muito tempo, os amantes de cerveja criticavam as versões não alcoólicas. No entanto, foi justamente a bebida mais popular das confraternizações que liderou a tendência dos drinks sem álcool. Apenas para se ter uma ideia, as buscas cresceram 60% no Brasil, apenas no Google.

Diante disso, as gigantes da indústria cervejeira estão investindo em cervejas sem álcool. Além disso, rótulos artesanais e até mesmo restaurantes incluem versões dessas em seus menus.

Bebidas não alcoólicas: da cerveja aos coquetéis

Os números não enganam. As vendas de bebidas não alcoólicas impulsionaram a indústria. A Athletic Brewing, por exemplo, vendeu US$ 60 milhões em 2022, considerando apenas cervejas sem álcool. Além disso, a projeção é que, em 2023, sejam vendidos no Brasil mais de 480 milhões de litros de cerveja sem álcool.

No entanto, engana-se quem pensa que o movimento das bebidas não alcoólicas se restringe apenas à cerveja! Vinhos e coquetéis também aderiram à tendência. Nos bares e restaurantes, são conhecidos como mocktails, o nome dado aos drinks sem álcool. Eles são verdadeiras obras de arte da mixologia.

Por essa razão, quem pede uma dessas bebidas não alcoólicas recebe na mesa copos e taças com espumas, xaropes, bitters e especiarias. Ou seja, a simples mistura de chá ou suco com água com gás ficou para trás. Mas por quê?

Leia mais: Cerveja ou refrigerante: afinal, qual bebida engorda mais?

Crescimento dos drinks sem álcool

Antes de mais nada, é preciso enfatizar que a crescente preferência por bebidas não alcoólicas vai além de ser apenas uma moda passageira. É principalmente resultado de mudanças comportamentais. Portanto, as razões mais comuns incluem:

  • Gravidez
  • Dirigir
  • Restrições alimentares
  • Evitar comportamentos indesejados em ambiente profissional

Além disso, a motivação de reduzir a ingestão calórica por meio do álcool. Ou seja, sobram motivos para investir em bebidas não alcoólicas! Isso faz com que a busca por esse tipo de drinks e bares especializados continue a crescer constantemente.

Receitas de bebidas não alcoólicas

Gostou da ideia e pensa em adotar o hábito de consumir bebidas não alcoólicas? Então, inspire-se nestas receitas!

Mojito sem álcool

Ingredientes

  • 1 limão taiti fresco cortado em rodelas
  • Suco de ½ limão
  • 3 colheres (sopa) de açúcar cristal ou 5 ml de xarope de açúcar
  • 1 lata de refrigerante de limão
  • Folhas de hortelã frescas
  • Gelo

Modo de preparo

  1. Coloque algumas folhas de hortelã frescas e o suco de ½ limão espremido em um copo com boca larga.
  2. Amasse as folhas de hortelã e complete o copo com gelo.
  3. Adicione as rodelas de limão no copo, um pouco mais de folhas de hortelã frescas – use a palma da mão para dar um tapa nas folhas, esse processo intensifica o sabor e o frescor da hortelã no drink.
  4. Em seguida, adicione as colheres de açúcar ou o xarope de açúcar (feito com água e açúcar em fogo médio até ferver).
  5. Por último, acrescente o refrigerante de limão e mexa a bebida até que todos os ingredientes estejam misturados com o gelo.
  6. Sirva imediatamente.

Leia mais: Crocante e saborosa: esta é a forma certa de fazer batata-doce na Air Fryer

Pink lemonade

Ingredientes

  • 6 fatias de limão-siciliano
  • 2 limões com casca
  • 10 framboesas
  • 1 litro de água
  • Gelo e açúcar a gosto

Modo de preparo

  1. Bata as framboesas, os limões e a água no liquidificador por cerca de cinco minutos.
  2. Em seguida, coe o líquido em uma peneira para remover os pedaços de limão e framboesa.
  3. Adicione açúcar à bebida e decore o copo com framboesas e as fatias de limão-siciliano.

E então, gostou das opções de bebidas não alcoólicas? Vai aderir a essa tendência também? Se tiver sua própria receita, compartilhe-a conosco!

Se achou este artigo interessante, não deixe de conferir muitos outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários