Você é daqueles que torcem o nariz quando veem a opção de cerveja sem álcool? Pois saiba que as bebidas não alcoólicas ocupam um espaço cada vez maior, sobretudo em bons bares e restaurantes. Descubra por que e também confira receitas de drinks para acabar de vez com o preconceito.
Por muito tempo, os amantes de cerveja criticavam as versões não alcoólicas. No entanto, foi justamente a bebida mais popular das confraternizações que liderou a tendência dos drinks sem álcool. Apenas para se ter uma ideia, as buscas cresceram 60% no Brasil, apenas no Google.
Diante disso, as gigantes da indústria cervejeira estão investindo em cervejas sem álcool. Além disso, rótulos artesanais e até mesmo restaurantes incluem versões dessas em seus menus.
Bebidas não alcoólicas: da cerveja aos coquetéis
Os números não enganam. As vendas de bebidas não alcoólicas impulsionaram a indústria. A Athletic Brewing, por exemplo, vendeu US$ 60 milhões em 2022, considerando apenas cervejas sem álcool. Além disso, a projeção é que, em 2023, sejam vendidos no Brasil mais de 480 milhões de litros de cerveja sem álcool.
No entanto, engana-se quem pensa que o movimento das bebidas não alcoólicas se restringe apenas à cerveja! Vinhos e coquetéis também aderiram à tendência. Nos bares e restaurantes, são conhecidos como mocktails, o nome dado aos drinks sem álcool. Eles são verdadeiras obras de arte da mixologia.
Por essa razão, quem pede uma dessas bebidas não alcoólicas recebe na mesa copos e taças com espumas, xaropes, bitters e especiarias. Ou seja, a simples mistura de chá ou suco com água com gás ficou para trás. Mas por quê?
Leia mais: Cerveja ou refrigerante: afinal, qual bebida engorda mais?
Crescimento dos drinks sem álcool
Antes de mais nada, é preciso enfatizar que a crescente preferência por bebidas não alcoólicas vai além de ser apenas uma moda passageira. É principalmente resultado de mudanças comportamentais. Portanto, as razões mais comuns incluem:
- Gravidez
- Dirigir
- Restrições alimentares
- Evitar comportamentos indesejados em ambiente profissional
Além disso, a motivação de reduzir a ingestão calórica por meio do álcool. Ou seja, sobram motivos para investir em bebidas não alcoólicas! Isso faz com que a busca por esse tipo de drinks e bares especializados continue a crescer constantemente.
Receitas de bebidas não alcoólicas
Gostou da ideia e pensa em adotar o hábito de consumir bebidas não alcoólicas? Então, inspire-se nestas receitas!
Mojito sem álcool
Ingredientes
- 1 limão taiti fresco cortado em rodelas
- Suco de ½ limão
- 3 colheres (sopa) de açúcar cristal ou 5 ml de xarope de açúcar
- 1 lata de refrigerante de limão
- Folhas de hortelã frescas
- Gelo
Modo de preparo
- Coloque algumas folhas de hortelã frescas e o suco de ½ limão espremido em um copo com boca larga.
- Amasse as folhas de hortelã e complete o copo com gelo.
- Adicione as rodelas de limão no copo, um pouco mais de folhas de hortelã frescas – use a palma da mão para dar um tapa nas folhas, esse processo intensifica o sabor e o frescor da hortelã no drink.
- Em seguida, adicione as colheres de açúcar ou o xarope de açúcar (feito com água e açúcar em fogo médio até ferver).
- Por último, acrescente o refrigerante de limão e mexa a bebida até que todos os ingredientes estejam misturados com o gelo.
- Sirva imediatamente.
Leia mais: Crocante e saborosa: esta é a forma certa de fazer batata-doce na Air Fryer
Pink lemonade
Ingredientes
- 6 fatias de limão-siciliano
- 2 limões com casca
- 10 framboesas
- 1 litro de água
- Gelo e açúcar a gosto
Modo de preparo
- Bata as framboesas, os limões e a água no liquidificador por cerca de cinco minutos.
- Em seguida, coe o líquido em uma peneira para remover os pedaços de limão e framboesa.
- Adicione açúcar à bebida e decore o copo com framboesas e as fatias de limão-siciliano.
E então, gostou das opções de bebidas não alcoólicas? Vai aderir a essa tendência também? Se tiver sua própria receita, compartilhe-a conosco!
Se achou este artigo interessante, não deixe de conferir muitos outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários