Comprar um imóvel ou viver de aluguel? Veja qual a melhor opção para seu bolso

Você pretende comprar sua casa própria? Veja se essa opção é a melhor de todas.

Uma das realidades brasileiras é que a maioria das pessoas vive de aluguel e, por isso, um dos maiores sonhos é adquirir a casa própria.

No entanto, a grande questão é se vale a pena investir na compra ou no aluguel. Especialistas dizem que não tem uma resposta certa para isso e que, inclusive, divide muitas opiniões.

Por isso, falaremos em detalhes sobre as vantagens do aluguel e da compra de imóveis.

O sonho da casa própria pode não estar tão próximo

Especialistas dizem não haver uma regra universal a ser aplicada, é preciso apenas considerar o caso em particular de cada pessoa. No entanto, há algumas questões que devem ser consideradas.

Pesquisas revelam que o aluguel compromete a metade do salário médio dos brasileiros.

No Rio de Janeiro, por exemplo, esse gasto mensal corresponde a 49% de um salário de R$ 4.091,90. Já em São Paulo, o percentual é ainda pior, cerca de 54% do salário mensal.

LEIA MAIS: Nunca alugue (nem compre) um imóvel sem antes saber dessas onze coisas!

Considere alguns pontos importantes

É necessário que você tenha certeza de que nos próximos meses ou anos você não pretenda se mudar. Esse fator é importantíssimo, pois além de envolver questões financeiras, também diz respeito sobre dívidas futuras que irá se dispor a ter.

Além disso, é necessário que você seja uma pessoa disciplinada no quesito guardar dinheiro.

Isso porque quando não há uma boa quantia para servir de entrada em um imóvel, a possibilidade das parcelas do financiamento serem muito maiores do que as de aluguel, é grande.

Assim, às vezes, o melhor a ser feito é pegar a diferença de valor entre os dois cenários e investir em outra coisa que resultará em um retorno mais significativo.

Logo, devo comprar ou alugar um imóvel?

Novamente, isso depende. Considerando o desejo de compra e a quantia disponível, é importante ter em mente que, no momento da futura venda, o valor do imóvel pode ser menor do que quando foi adquirido.

Nesse caso, é melhor optar pelos investimentos, pois dependendo de onde o dinheiro for aplicado, o rendimento mensal será o suficiente para alugar um imóvel legal sem ter à necessidade de mexer na poupança.

Para saber mais sobre dicas como está, confira outros artigos no portal Brazil Greece.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais