Dicas

Comprar um imóvel ou viver de aluguel? Veja qual a melhor opção para seu bolso

Comprar um imóvel ou viver de aluguel? Veja qual a melhor opção para seu bolso
By     -   On

Uma das realidades brasileiras é que a maioria das pessoas vive de aluguel e, por isso, um dos maiores sonhos é adquirir a casa própria.

No entanto, a grande questão é se vale a pena investir na compra ou no aluguel. Especialistas dizem que não tem uma resposta certa para isso e que, inclusive, divide muitas opiniões.

Por isso, falaremos em detalhes sobre as vantagens do aluguel e da compra de imóveis.

O sonho da casa própria pode não estar tão próximo

Especialistas dizem não haver uma regra universal a ser aplicada, é preciso apenas considerar o caso em particular de cada pessoa. No entanto, há algumas questões que devem ser consideradas.

Pesquisas revelam que o aluguel compromete a metade do salário médio dos brasileiros.

No Rio de Janeiro, por exemplo, esse gasto mensal corresponde a 49% de um salário de R$ 4.091,90. Já em São Paulo, o percentual é ainda pior, cerca de 54% do salário mensal.

LEIA MAIS: Nunca alugue (nem compre) um imóvel sem antes saber dessas onze coisas!

Considere alguns pontos importantes

É necessário que você tenha certeza de que nos próximos meses ou anos você não pretenda se mudar. Esse fator é importantíssimo, pois além de envolver questões financeiras, também diz respeito sobre dívidas futuras que irá se dispor a ter.

Além disso, é necessário que você seja uma pessoa disciplinada no quesito guardar dinheiro.

Isso porque quando não há uma boa quantia para servir de entrada em um imóvel, a possibilidade das parcelas do financiamento serem muito maiores do que as de aluguel, é grande.

Assim, às vezes, o melhor a ser feito é pegar a diferença de valor entre os dois cenários e investir em outra coisa que resultará em um retorno mais significativo.

Logo, devo comprar ou alugar um imóvel?

Novamente, isso depende. Considerando o desejo de compra e a quantia disponível, é importante ter em mente que, no momento da futura venda, o valor do imóvel pode ser menor do que quando foi adquirido.

Nesse caso, é melhor optar pelos investimentos, pois dependendo de onde o dinheiro for aplicado, o rendimento mensal será o suficiente para alugar um imóvel legal sem ter à necessidade de mexer na poupança.

Para saber mais sobre dicas como está, confira outros artigos no portal Brazil Greece.

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.