Conheça os quatro grandes riscos ao viajar de avião e saiba como evitá-los

Prevenção e cuidados a bordo são necessários para uma viagem saudável.

A magia de voar transformou o mundo em um lugar acessível para todos, mas é essencial estar atento aos riscos para a saúde que acompanham essa maravilha da engenharia moderna. Com um pouco de conhecimento e preparação, você pode garantir que sua jornada pelos céus seja tão segura quanto é rápida.

Riscos ao viajar de avião

Mulher passando mal no avião.

Alterações de pressão

A experiência de voar a dezenas de milhares de pés acima do solo pode levar a mudanças na pressão do ar que afetam nosso bem-estar. Os passageiros com problemas de saúde pré-existentes, especialmente cardíacos, devem tomar precauções adicionais para lidar com essas alterações.

Risco de infecções

A proximidade com outros passageiros e a circulação de ar em um ambiente fechado podem aumentar o risco de transmissão de doenças. Manter boas práticas de higiene e utilizar medidas preventivas são fundamentais para uma viagem saudável.

Leia mais: Esta é a razão pela qual a maioria briga nos voos de avião: saiba como evitar

Desidratação

O ar reciclado dentro da cabine pode ser incrivelmente seco, e quando combinado com o consumo de bebidas diuréticas, pode levar à desidratação. É essencial manter uma boa ingestão de água para evitar complicações relacionadas à desidratação.

TVP (Trombose Venosa Profunda)

O risco de desenvolver trombose venosa profunda (TVP) durante voos longos é uma preocupação real, especialmente para aqueles em situações de risco. Movimentar-se regularmente e praticar exercícios leves pode ajudar a manter o fluxo sanguíneo e reduzir o risco.

Leia mais: 10 lugares que os aviões são proibidos de cruzar, inclusive no Brasil

Preparação e prevenção

Informar-se sobre os recursos de saúde disponíveis no voo e as políticas das companhias aéreas para lidar com emergências pode aliviar ansiedades e prepará-lo para responder de forma adequada, se necessário.

Viajar de avião não precisa ser uma fonte de preocupação se você se preparar adequadamente. Recomenda-se que viajantes com condições crônicas ou preocupações específicas de saúde consultem profissionais de saúde antes do voo, para garantir que todas as medidas preventivas estejam em ordem, evitando riscos para a saúde.

Ao dar a devida atenção a esses aspectos de sua saúde em voos, você pode ter uma jornada tranquila e agradável. Manter-se informado, hidratado e em movimento são os pilares para um voo sem incidentes.

Outra opção é desfrutar da vista da janela ou mergulhar em um bom livro pode ser tão revigorante para sua saúde mental quanto os preparativos práticos são para o seu bem-estar físico.

você pode gostar também