Brazil Greece

»

»

Vida boa? 5 países em que as pessoas trabalham menos

| Em 12/03/2024 às 16:43
Freepik.

No mundo moderno, o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é uma questão de grande importância. Por isso, vamos mostrar aqui como alguns países têm abordado essa questão, focando especialmente na quantidade de horas trabalhadas semanalmente. Então, confira a seguir quais os países em que as pessoas trabalham menos.

Vantagens da redução da carga horária de trabalho semanal

A redução de carga horária de trabalho por semana é uma medida adotada por alguns países com o objetivo de trazer benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Além disso, essa prática tem se mostrado eficaz em proporcionar uma série de vantagens. Por exemplo, com menos horas de trabalho por semana, os funcionários têm mais tempo para descansar, se dedicar a atividades pessoais e passar tempo com a família. Isso contribui para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reduzindo o estresse e promovendo o bem-estar.

Além disso, contrariando o senso comum, a redução de carga horária pode resultar em um aumento da produtividade. Com menos horas de trabalho, os funcionários tendem a se concentrar melhor e a aproveitar o tempo de forma mais eficiente. Além disso, a diminuição da fadiga e do cansaço contribui para o aumento da concentração e da criatividade, o que impacta positivamente nos resultados do trabalho.

Sem contar que ela também pode estimular a criação de novos empregos. Isso porque as empresas podem contratar mais funcionários para cobrir as horas restantes, o que contribui para a diminuição do desemprego e para a distribuição mais equitativa do trabalho.

Leia mais: Argentina restringe entrada de brasileiros no país: veja as condições

Em quais países as pessoas trabalham menos horas?

1. Islândia

A Islândia se destaca por ter aproximadamente 85% dos trabalhadores adotando uma semana de trabalho de quatro dias, sem redução salarial. Essa mudança tem mostrado resultados positivos tanto na produtividade quanto no bem-estar dos funcionários.

Além disso, a redução das horas de trabalho pode contribuir para a igualdade de gênero, incentivando os homens a assumirem mais responsabilidades domésticas. Outros benefícios incluem a promoção de experiências coletivas e a possibilidade de os indivíduos se dedicarem a interesses fora do trabalho.

Também, do ponto de vista ambiental, uma semana de trabalho mais curta pode ajudar no combate às mudanças climáticas, reduzindo emissões relacionadas a deslocamentos e ao consumo de energia no local de trabalho.

Leia mais: 10 cursos de inteligência artificial do Google para avançar na área

2. Países Baixos

Enquanto isso, na Holanda, a média semanal de horas trabalhadas é de aproximadamente 32,4 horas, incluindo tanto trabalhadores em tempo integral quanto em tempo parcial. Além disso, uma semana de trabalho padrão no país é de 38 horas, variando entre 36 a 40 horas.

Assim, a Holanda é conhecida por ter um alto índice de trabalho em tempo parcial, especialmente entre as mulheres, e não é comum trabalhar muitas horas extras regularmente. No entanto, o país permite um máximo legal de 12 horas por turno e até 60 horas semanais, mas somente por períodos breves​​​​.

Leia mais: Sim, é possível! 4 segredos para você ficar rico antes dos 30 anos

3. Alemanha, Dinamarca e Noruega

Por fim, a Alemanha, Dinamarca e Noruega também estão entre os países com jornadas de trabalho mais curtas. Na Dinamarca e Alemanha, a média é de cerca de 34,6 horas por semana. Enquanto isso, a Noruega tem uma média ligeiramente inferior, com cerca de 34,1 horas semanais. Assim, estes países, assim como a Holanda, se destacam por promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

É importante notar que a redução nas horas de trabalho não significa necessariamente uma diminuição na produtividade. Muitos desses países têm economias fortes e altos níveis de satisfação no trabalho. Então, a abordagem de cada país para encontrar esse equilíbrio varia, refletindo as diferentes culturas e políticas trabalhistas.

Enquanto a Islândia adota uma semana de quatro dias sem reduzir salários, na Holanda, Alemanha, Dinamarca e Noruega, as jornadas de trabalho mais curtas são acompanhadas por um alto grau de satisfação no trabalho e um forte compromisso com o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

5 oportunidades de emprego remoto para brasileiro ganhar em dólar

5 oportunidades de emprego remoto para brasileiro ganhar em dólar

Com o avanço da digitalização e a valorização do dólar frente ao real, muitos brasileiros passaram a considerar uma mudança de rota profissional. Trabalhar remotamente para empresas internacionais, recebendo em moeda estrangeira, se tornou não apenas possível, mas...

Pessoas correm para a Starbucks e Mc Donald’s por causa de abóbora

Pessoas correm para a Starbucks e Mc Donald’s por causa de abóbora

A chegada do outono nos Estados Unidos traz muito mais do que folhas alaranjadas e temperaturas mais amenas. Para grandes redes de alimentação, essa época significa o início de uma corrida comercial marcada por um ingrediente inusitado: a abóbora. O chamado Pumpkin...

Viu um beija-flor? Veja o que isso significa no Feng Shui!

Viu um beija-flor? Veja o que isso significa no Feng Shui!

Ver um beija-flor de perto é sempre um momento especial. No Brasil, essa cena é comum: basta ter um jardim florido ou um bebedouro no quintal para que essas aves apareçam em voos rápidos, com cores brilhantes e movimentos quase hipnóticos. Mas, segundo o Feng Shui,...

Qual é a cor da porta da sua casa que atrai prosperidade no Feng Shui?

Qual é a cor da porta da sua casa que atrai prosperidade no Feng Shui?

Entre os diversos elementos que compõem a prática do Feng Shui, a porta de entrada ocupa um papel estratégico. Segundo essa antiga tradição chinesa, é por ela que a energia, ou "chi", entra em um ambiente. E, de acordo com o posicionamento e a cor escolhida para esse...

Este é o grego que desbravou o Ártico antes dos vikings

Este é o grego que desbravou o Ártico antes dos vikings

Hoje vamos falar sobre um grego pouco conhecido, geógrafo, navegador e explorador, que muitos acreditam ter chegado à Islândia e às regiões do Ártico antes mesmo dos vikings. Estamos nos referindo a uma figura histórica muito importante que ficou conhecida como Pitéas...

Campeã pelo 8º ano consecutivo, esta é a melhor dieta do mundo

Campeã pelo 8º ano consecutivo, esta é a melhor dieta do mundo

Hoje vamos mostrar por que a dieta mediterrânea é a mais popular do mundo. Todos os anos, a organização US News & World Report avalia as dietas mais conhecidas do mundo, com base em estudos científicos e na opinião de especialistas. Pelo oitavo ano seguido, a...

14 profissões técnicas no Brasil que pagam mais de R$  7.000

14 profissões técnicas no Brasil que pagam mais de R$ 7.000

O mercado de trabalho brasileiro vem passando por mudanças que valorizam cada vez mais as formações técnicas. Em 2025, várias carreiras desse tipo se destacam por oferecer salários competitivos e forte demanda em setores estratégicos. Para muitos profissionais, essa é...

0 comentários