A maioria das pessoas não sabe o que significa Google; e você? Descubra aqui

Esta palavra já está inserida e naturalizada em nosso vocabulário. Porém, você já parou para pensar no que ela significa?

Você já deve ter ouvido a frase ‘’dá um Google’’. Essa é uma forma divertida de sugerir que a pessoa pesquise alguma informação na internet, usando o maior mecanismo de pesquisa atualmente, a plataforma Google. Porém, embora a maior parte dos usuários faça uso deste site para pesquisas cotidianas, poucos sabem qual o significado e como esse nome foi criado. Por isso, confira o significado da palavra “Google” e como ele surgiu:

Nem sempre a empresa se chamou assim

Larry Page e Sergey Brin, alunos de Ph.D. da Universidade de Stanford, perceberam o potencial de se criar uma plataforma de mecanismos de pesquisa on-line, em uma época em que a Internet ainda estava se popularizando em ambientes empresariais e residenciais. Porém, embora tivessem talento para criar um negócio revolucionário, eles não foram exemplares na escolha do nome. O atual Google levava o nome de BackRub. Esse título provisório logo foi substituído pelo atual ‘’Google’’. Bem melhor, não?

LEIA MAIS: 4 funções secretas do Google Maps que facilitam a sua vida e você não conhecia

Real significado da palavra

A alteração foi feita em 1977, pela equipe principal que administrava a empresa ‘BackRub’. No momento de determinar o novo nome, eles buscaram uma palavra facilmente pronunciável em todos os idiomas, que fosse interessante e transmitisse o volume de informações possíveis de se encontrar em seu mecanismo de pesquisa.

A primeira proposta foi ‘’Googolplex’’. Googol faz referência a um termo matemático criado por milton Sirotta, sobrinho do matemático Edward Kasner. Ele significa 10 elevado à potência de 100. O resultado dessa conta é equivalente a 1 seguido de 100 zeros, e por se tratar de um número bem alto, faz referência à quantidade de informação que a empresa poderia lhe proporcionar.

Porém, ‘’Googolplex’’ era um nome demasiadamente grande para a empresa. Por isso, eles simplesmente o reduziram para ‘’Googol’’. Sean Anderson, outro aluno da Universidade de Stanford, a fim de descobrir se esse domínio estava disponível para a criação do site, escreveu de maneira errada como ‘’Google’’. Como esse domínio estava disponível e Larry Page aprovou, ele o registrou assim horas depois.

Portanto, esse primeiro erro ortográfico deu origem a uma das maiores empresas do planeta Terra.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também