Brazil Greece

»

»

Você nem imagina por que usa o termo ‘atlas’, mas um grego conta

| Em 15/02/2024 às 12:56

Quando pensamos em um conjunto de mapas do mundo, geralmente nos referimos a ele como um “atlas”. Mas você já se perguntou por que essa coleção de mapas recebe esse nome? A resposta está na mitologia grega.

De onde surgiu o Atlas? A mitologia grega tem a resposta!

Na mitologia grega, Atlas era um dos Titãs, filhos de Urano (o céu) e Gaia (a terra). Além disso, era irmão de Prometeu e Epimeteu e foi condenado a carregar o céu em seus ombros como punição. Isso porque lutou ao lado dos Titãs na guerra contra os deuses olímpicos que Zeus liderava.

Assim, ao longo dos séculos, a figura de Atlas se associou à ideia de carregar um peso enorme e suportar um fardo insuportável. Então, transferiram essa associação para o conjunto de mapas do mundo, que representa todo o globo terrestre e, por extensão, a imensa quantidade de informações contidas nele.

Leia mais: 6 utilidades surpreendentes da folha de louro na Grécia Antiga

O primeiro “atlas” moderno

O termo “atlas” foi usado pela primeira vez para designar um conjunto de mapas em 1595, quando o cartógrafo flamengo Gerardus Mercator publicou seu trabalho intitulado “Atlas”. Esse atlas continha uma coleção de mapas detalhados de várias partes do mundo conhecido na época.

A escolha do nome “atlas” para esse conjunto de mapas foi uma homenagem a Atlas, o Titã da mitologia grega. Acredita-se que Mercator tenha escolhido esse nome para simbolizar a vastidão e a abrangência de seu trabalho cartográfico, assim como a imagem de Atlas carregando o céu representava a magnitude do mundo.

Leia mais: 5 festivais gregos para você conhecer a alma da Grécia

A evolução do termo “atlas”

A partir desse primeiro “atlas” de Mercator, o termo começou a ter ampla utilização para se referir a qualquer conjunto de mapas geográficos. Então, ao longo dos séculos, o formato e a abrangência dos atlas evoluíram, incorporando novas tecnologias e descobertas geográficas.

Inclusive, com o avanço da tecnologia, os atlas físicos deram lugar aos atlas digitais, que podem ser acessados facilmente através de dispositivos eletrônicos. Esses atlas digitais oferecem recursos interativos, como zoom, pesquisa e atualizações em tempo real, tornando a exploração geográfica mais acessível e dinâmica.

No entanto, é importante notar que se usa o termo “atlas” também para se referir a outras obras ou coleções de informações, não apenas mapas. Por exemplo, um atlas astronômico é um conjunto de mapas das estrelas e planetas, enquanto um atlas anatômico é um livro com ilustrações detalhadas do corpo humano.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest