Brazil Greece

»

»

Você nem imagina por que usa o termo ‘atlas’, mas um grego conta

| Em 15/02/2024 às 12:56

Quando pensamos em um conjunto de mapas do mundo, geralmente nos referimos a ele como um “atlas”. Mas você já se perguntou por que essa coleção de mapas recebe esse nome? A resposta está na mitologia grega.

De onde surgiu o Atlas? A mitologia grega tem a resposta!

Na mitologia grega, Atlas era um dos Titãs, filhos de Urano (o céu) e Gaia (a terra). Além disso, era irmão de Prometeu e Epimeteu e foi condenado a carregar o céu em seus ombros como punição. Isso porque lutou ao lado dos Titãs na guerra contra os deuses olímpicos que Zeus liderava.

Assim, ao longo dos séculos, a figura de Atlas se associou à ideia de carregar um peso enorme e suportar um fardo insuportável. Então, transferiram essa associação para o conjunto de mapas do mundo, que representa todo o globo terrestre e, por extensão, a imensa quantidade de informações contidas nele.

Leia mais: 6 utilidades surpreendentes da folha de louro na Grécia Antiga

O primeiro “atlas” moderno

O termo “atlas” foi usado pela primeira vez para designar um conjunto de mapas em 1595, quando o cartógrafo flamengo Gerardus Mercator publicou seu trabalho intitulado “Atlas”. Esse atlas continha uma coleção de mapas detalhados de várias partes do mundo conhecido na época.

A escolha do nome “atlas” para esse conjunto de mapas foi uma homenagem a Atlas, o Titã da mitologia grega. Acredita-se que Mercator tenha escolhido esse nome para simbolizar a vastidão e a abrangência de seu trabalho cartográfico, assim como a imagem de Atlas carregando o céu representava a magnitude do mundo.

Leia mais: 5 festivais gregos para você conhecer a alma da Grécia

A evolução do termo “atlas”

A partir desse primeiro “atlas” de Mercator, o termo começou a ter ampla utilização para se referir a qualquer conjunto de mapas geográficos. Então, ao longo dos séculos, o formato e a abrangência dos atlas evoluíram, incorporando novas tecnologias e descobertas geográficas.

Inclusive, com o avanço da tecnologia, os atlas físicos deram lugar aos atlas digitais, que podem ser acessados facilmente através de dispositivos eletrônicos. Esses atlas digitais oferecem recursos interativos, como zoom, pesquisa e atualizações em tempo real, tornando a exploração geográfica mais acessível e dinâmica.

No entanto, é importante notar que se usa o termo “atlas” também para se referir a outras obras ou coleções de informações, não apenas mapas. Por exemplo, um atlas astronômico é um conjunto de mapas das estrelas e planetas, enquanto um atlas anatômico é um livro com ilustrações detalhadas do corpo humano.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários