Estes 4 sobrenomes indicam que você tem origem portuguesa

Sim, é possível saber sobre sua decência pelo sobrenome

Os sobrenomes são um ótimo meio para você saber mais sobre as suas origens e sua história. Quando se trata de sobrenomes que indicam origem portuguesa, existem várias opções que remontam às raízes históricas do país.

Vale a pena notar que os sobrenomes podem ser compartilhados por pessoas de diferentes origens étnicas, e confirmar as origens portuguesas geralmente requerem mais pesquisa genealógica.

Ao pesquisar a história e a genealogia da árvore genealógica, é possível desvendar as ligações ao patrimônio português e conhecer melhor as origens e histórias que marcaram a evolução da família ao longo dos séculos.

Desse modo, confira a seguir alguns desses sobrenomes que mostram que você tem origens portuguesas.

Sobrenomes que indicam uma possível ancestralidade portuguesa

Santos

Um sobrenome muito comum de origem portuguesa é Santos, derivado da palavra latina “sanctus” que significa “santo” ou “santo”. Este sobrenome pode indicar uma conexão com uma tradição religiosa, pois geralmente quem os recebe são pessoas piedosas ou afiliadas à igreja.

LEIA MAIS: Conheça os melhores lugares para estudar em Portugal e mudar de vida

Rodrigues

O sobrenome Rodrigues também é comum e sugere origens portuguesas. Derivado do nome próprio Rodrigo, este apelido tem uma longa história em Portugal e você pode encontrá-lo em várias regiões do país. É possível rastreá-lo até a Idade Média e associa-se frequentente à nobreza e linhagens aristocráticas.

Ferreira

Outro exemplo é o sobrenome Ferreira, que vem da palavra latina “ferraria”, que se refere a atividades relacionadas à ferrovia, como produção ou comércio de ferro. Este nome refere-se à indústria metalúrgica, que foi uma atividade importante em várias regiões de Portugal.

LEIA MAIS: Confusão! 6 nomes que são masculinos no Brasil e femininos em outros países

Lopes

O sobrenome Lopes é outra indicação comum de origem portuguesa. Este sobrenome se deriva do primeiro nome Lopo e quem o recebia eram pessoas de origem nobre ou militar. É um sobrenome comum em Portugal e nas comunidades portuguesas ao redor do mundo.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também