Brazil Greece

»

»

Veja o que os gregos consideram beleza na Grécia antiga

| Em 05/03/2024 às 23:43

A beleza na Grécia Antiga era extremamente importante, tanto para homens quanto para mulheres. Mas quem, exatamente, era considerado bonito na Grécia Antiga? Os padrões de beleza eram muito diferentes dos nossos?

As inúmeras obras de arte que retratam a forma humana e os tratados filosóficos sobre a natureza da beleza na antiguidade atestam que a Grécia Antiga valorizava muito a beleza.

De fato, os antigos gregos acreditavam que a beleza física tinha uma correlação direta com a beleza interna, ou seja, que pessoas bonitas eram também moralmente boas, enquanto aqueles considerados “feios” eram carentes de caráter.

A beleza na Grécia Antiga acordo os filósofos

O brilhante matemático, Pitágoras, desenvolveu a “Proporção Áurea”, uma fórmula geométrica que vinculou equilíbrio e simetria à beleza – e não apenas entre os seres humanos, mas em tudo. Segundo essa proporção, rostos simétricos são os mais bonitos.

Essa devoção à simetria até se estendia às sobrancelhas. Na Grécia Antiga, aqueles com sobrancelhas que se juntavam no meio, em uma chamada sobrancelha unida, eram considerados mais simétricos e, portanto, mais bonitos.

Aqueles que não tinham sobrancelhas unidas usavam kohl, uma espécie de delineador preto, para preencher o espaço entre as sobrancelhas.

Leia mais: Truque de beleza da Grécia Antiga com um produto que você tem em casa

Padrões de beleza masculina na Grécia antiga

Assim como hoje, a beleza era popular na Grécia antiga. Na antiguidade, porém, muitos eram destinados aos homens. No entanto, nas ilhas de Lesbos e Tenedos, existem registros de concursos de beleza em que as mulheres participavam.

Eles eram tão importantes que muitas vezes estavam ligados aos Jogos Olímpicos, realizados ao mesmo tempo, ou no mesmo local.

A beleza masculina estava centrada no corpo. Na Grécia antiga, consideravam a forma física atlética, com músculos arredondados e firmes e pouca gordura, como mais atraente. Os homens mais bonitos tinham cabelos ruivo-claros, lábios cheios e um bronzeado brilhante.

Grandes nádegas eram procuradas na antiga Grécia

Na antiga Grécia, premiavam um corpo bonito, tanto em homens quanto em mulheres. Isso se observa até mesmo na estátua mais ousada criada na antiguidade, que representa a deusa do amor. Por exemplo, Afrodite, em uma posição erótica com grandes nádegas.

Embora alguns possam dizer que se parece com os padrões corporais femininos de hoje em dia, já que Kim Kardashian é famosa por suas nádegas. Não é bem assim, pois os corpos femininos perfeitos na antiga Grécia muitas vezes tinham mais gordura.

Além disso, a cintura e o abdômen eram as partes mais atraentes nas mulheres.

Enquanto hoje em dia as mulheres focam principalmente nos glúteos e nos seios, os antigos gregos preferiam mulheres com curvas no abdômen e na cintura.

Isso é comprovado pelas inúmeras representações de Afrodite, a deusa do amor, com uma bolsa de gordura distintiva na parte inferior do abdômen e quadris maiores que não eram completamente arredondados.

Leia mais: O segredo da beleza da deusa Afrodite é algo mais comum do que pensa

A pele pálida era o padrão de beleza na Grécia antiga

Na antiga Grécia, as pessoas desejavam a pele clara, um padrão de beleza muito diferente da nossa atual preferência por uma pele brilhante e bronzeada.

Em um país conhecido pelo intenso calor e muitos dias ensolarados, alguém poderia facilmente supor que ficar com a pele clara era difícil para as mulheres gregas antigas, especialmente considerando que aquelas com tons mediterrâneos bronzeiam muito facilmente. Por isso, limitavam as mulheres a ficarem em casa para evitar o bronzeamento causado pelo sol.

De fato, muitas mulheres usavam maquiagem branca feita de chumbo em pó para manter uma aparência pálida e cobrir quaisquer imperfeições na pele na Grécia antiga.

Os cabelos avermelhados eram os mais bonitos

Muitas vezes, as características mais desejáveis são aquelas menos comuns. Na Grécia antiga, olhos azuis e cabelos loiros-avermelhados eram extremamente bonitos. Pode se referir a uma cor dourado-avermelhada clara sob a luz do sol do Mediterrâneo.

Considerando que os gregos modernos compartilham uma grande semelhança genética com os antigos gregos, é seguro presumir que os antigos se pareciam com os habitantes contemporâneos do país, onde olhos azuis e cabelos claros ainda são incomuns.

Também, as mulheres usavam perucas longas, cuidavam de seus cabelos e pele com azeite.

Então, agora você sabe o que consideram beleza na Grécia antiga.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: beleza | Grécia

RECENTES

Este é o segredo para conservar sua comida por muito tempo e economizar

Este é o segredo para conservar sua comida por muito tempo e economizar

Quem já voltou do mercado cheio de sacolas sabe: a empolgação de ter a geladeira abastecida pode virar frustração se os alimentos estragarem antes da hora. A boa notícia é que existem truques simples para aumentar a durabilidade dos produtos e reduzir o desperdício....

Técnica para remover Super Bonder das unhas, dos dedos e dos cabelos

Técnica para remover Super Bonder das unhas, dos dedos e dos cabelos

Quem nunca passou por um aperto com a cola Super Bonder? Basta um pequeno descuido e lá está ela grudada nos dedos, unhas ou até mesmo nos cabelos. O desespero é comum, mas a boa notícia é que existem soluções simples para resolver o problema sem dor e sem precisar...

3 plantas que atraem dinheiro e boa sorte para a carreira e os negócios

3 plantas que atraem dinheiro e boa sorte para a carreira e os negócios

Você já pensou que a chave para atrair prosperidade pode estar em algo tão simples quanto uma planta? Além de trazerem beleza e vida aos ambientes, muitas espécies são associadas a energias positivas, proteção e até abundância financeira. Cultivar plantas em casa ou...

A cidade que encolhe? Veja a realidade da zona fantasma brasileira

A cidade que encolhe? Veja a realidade da zona fantasma brasileira

Em uma região que já foi sinônimo de progresso, cultura de bairro e promissora expansão urbana no Rio de Janeiro, hoje predominam imóveis fechados, ruas silenciosas e um sentimento de abandono. A Zona da Leopoldina, que compreende 13 bairros na Zona Norte da capital...

Após buraco surgir no Sol, tempestades intensas se aproximam; veja onde

Após buraco surgir no Sol, tempestades intensas se aproximam; veja onde

Nos últimos dias, a atenção de cientistas e observadores do espaço se voltou para uma formação incomum no Sol: um buraco coronal gigantesco, com cerca de 300 mil quilômetros de extensão, captado pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA entre os dias 8 e 11 de...

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

0 comentários