Curiosidades

10 cheiros que dão muita saudade: qual deles mais desperta as suas emoções?

10 cheiros que dão muita saudade: qual deles mais desperta as suas emoções?
By     -   On

Não há nada como um cheiro especial para nos transportar ao passado, não é mesmo? O olfato, sem dúvidas, é um dos sentidos que mais despertam memórias afetivas, desbloqueando lembranças que nem imaginávamos. Quer ver só? Dê uma olhada nos cheiros que dão saudade que trouxemos para você. 

Antes de mais nada, por que há cheiros que dão saudade? Isso ocorre porque o cérebro processa os aromas com muita rapidez. Para ser mais específico, o sistema límbico e pelo hipocampo, responsáveis ​​pelo armazenamento de memórias e emoções. 

Então, vamos reativar algumas lembranças felizes da sua infância ou adolescência? 

10 cheiros que dão saudade

1. Massinha de modelar

A massa de modelar é um dos brinquedos mais versáteis e cheirosos que existem. Além de colorida, moldável e divertida, tem um aroma característico que evoca alegria e criatividade.

2. Liquid Paper

Lembrando dos tempos de escola, o liquid paper era a solução para corrigir erros em textos escritos à caneta. Por isso, aquele cheirinho característico do produto pode despertar memórias afetivas da época em que você usava pela primeira vez.

3. Revista

Hoje em dia, a internet nos oferece uma variedade de conteúdos, mas nada substitui a sensação de folhear uma revista impressa. Logo, um dos cheiros que dão saudade é o do papel, além de apreciar cada imagem e texto. Além disso, a revista tem o poder de proporcionar momentos especiais de leitura e relaxamento.

4. CD novo

Mas, CD tem cheiro? Não o objeto em si, mas receber um CD novo era uma experiência única e memorável, principalmente nos anos 90 e 2000. O encarte com as letras e as fotos do artista completavam a experiência, lembra?

5. Canetas coloridas

Quem não se lembra daquelas canetas com aromas diferentes, cada uma representando uma cor? A caneta rosa de morango, a marrom de chocolate e até mesmo a branca com cheiro de pipoca. Escrever com elas foi uma experiência divertida e nostálgica, por isso, este é mais um dos cheiros que dão saudade.

6. Perfumes são cheiros que dão saudade

Certas fragrâncias marcaram época e deixaram saudades. Como exemplo, podemos citar as fragrâncias Ma Chérie Amie e Ma Chérie Jeans, populares entre meninas nos anos 90 e 2000. Contudo, ainda é possível reviver essas memórias afetivas, já que ambas as fragrâncias foram relançadas e estão disponíveis novamente.

LEIA MAIS: 4 perfumes da Jequiti deliciosos e que os homens ADORAM!

7. Cheiro de bolo assando

Como falar de cheiros que dão saudade sem, no entanto, mencionar o cheirinho de bolo assando? O aroma é inconfundível e capaz de trazer de volta lembranças de momentos felizes em família. Seja um bolo de cenoura, chocolate, fubá ou qualquer outro sabor, o cheiro que se espalha pela casa enquanto ele está no forno é simplesmente irresistível.

8. O cheiro de chuva não é um dos que dão saudade?

Aquele cheirinho de terra molhada que surge após uma chuva, sem dúvidas, é uma das fragrâncias mais reconfortantes que existem. Além de ser relaxante, o aroma da chuva pode nos transportar para momentos felizes da infância, como brincadeiras ou assistir filmes em casa em dias chuvosos.

9. Cheiro de protetor solar

Quem não se lembra das férias em família quando sente o cheiro de protetor solar? Esta é uma das fragrâncias mais características do verão e pode nos levar imediatamente a estes momentos de lazer.  

10. Cheiro de pinheiro

Para muitas pessoas, o cheiro de pinheiro está associado ao Natal e às festas de fim de ano. Da mesma forma, as velas perfumadas recordam memórias de celebrações em família e momentos de alegria.

E aí, gostou das lembranças trazidas pelos cheiros que dão saudade? Lembrando que cada pessoa tem suas próprias memórias afetivas relacionadas a diferentes cheiros, por isso é sempre interessante explorar e relembrar aquilo que nos leva de volta a momentos especiais.

E, para ler mais sobre assuntos como este, confira outros artigos no portal Brazil Greece.

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.