Brazil Greece

»

»

5 melhores cidades à beira-mar para viver no Brasil e ser mais FELIZ

| Em 23/09/2023 às 15:00

Já sonhou em morar a beira-mar? E, sabia que viver pertinho do oceano traz uma vida mais saudável? Pelo menos, é o que dizem estudos de uma universidade britânica.

A verdade é que o simples ambiente da praia é capaz de relaxar, não é mesmo? Pois, segundo pesquisadores da Universidade de Exeter, ter uma casa perto da praia traz mais qualidade de vida.

Em suas pesquisas, identificaram que pessoas que morar a beira-mar possuem vida mais saudável e tranquila. Principalmente, devido aos níveis reduzidos de estresse, ao mesmo tempo em que apresentam mais disposição.

Por que morar a beira-mar faz bem?

Antes de mais nada, é interessante entender como foi feita a pesquisa. Primeiro, os estudiosos reuniram 26 mil pessoas. Deste total, havia quem morasse até 1km da costa e, por outro lado, quem vivia a mais de 50km do litoral.

Inicialmente, aqueles que moravam mais perto do mar apresentavam menos sintomas vinculados à saúde mental. Existem fatores que explicam isso. Por exemplo, o estímulo à atividade física e redução dos níveis de estresse.

A princípio, o ambiente de praia proporciona convívio social e, consequentemente, sensação de contentamento e satisfação. Ou seja, a pessoa se sente menos sozinha, mesmo porque sai mais de casa. Sem falar no contato direto com a natureza e a vontade de fazer aquela caminhada ou dar uma corridinha.

A qualidade de vida de morar a beira-mar, porém, não para por aí. Em primeiro lugar, temos ar mais puro, o que ajuda no sono e menos problemas respiratórios. Por fim, a luz do sol tem efeito no ritmo circadiano. Assim, há menor propensão em desenvolver depressão.

Leia mais: 50% dos mais ricos do Brasil moram foram e país europeu é o favorito

5 cidades no Brasil para morar a beira-mar

E aí, ficou com vontade de mudar de cidade para morar a beira-mar? Então, confira cinco sugestões que trouxemos aqui no Brasil para planejar sua mudança.

Florianópolis

A capital catarinense é dinâmica. Ou seja, ao mesmo tempo em que oferece um ambiente urbano, proporciona contato próximo com a natureza. Só para ter uma ideia, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Floripa chega a 0.847! E nem precisa morar no centro! Afinal, são 42 praias à sua disposição para escolher.

Vitória

Outra cidade brasileira indicada para morar a beira-bar é Vitória, capital do Espírito Santo. Em terceiro lugar em IDHM, com 0.845, concentra ilhas, enseadas, mangues, praias e encostas. Tudo isso junto a construções históricas belíssimas.

Balneário Camboriú

Também em Santa Catarina, a cidade é cheia de belezas naturais e oferece qualidade de vida invejável. O IDHM é de 0.845, graças às belezas naturais, educação, renda, entre outros fatores. Só para exemplificar, há o Parque Unipraias e a Roda Gigante. Ah, e fica pertinho de Blumenau e do Beto Carrero World.

Leia mais: 4 cidades mais baratas para viver bem no Brasil

Santos

Já no litoral paulista, Santos tem o maior complexo portuário do Brasil. Com IDHM em 0.840, é uma das melhores cidades brasileiras para morar a beira-mar. Os Jardins da Orla de Santos, por exemplo, mostram como a cidade cuida da natureza e, claro, bem-estar das pessoas.

Niterói encerra lista das melhores cidades brasileiras para morar a beira-mar

A terra do humorista Paulo Gustavo assegura sua colocação na lista. Pertinho do Rio, é referência em infraestrutura e serviços. Por isso, alcançou média de 0.837 em IDHM.

Então, gostou da ideia de morar a beira-mar? Ou já vive em uma cidade litorânea? Conte como é a experiência!

Se gostou desse artigo, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: bem-estar

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários