5 melhores cidades à beira-mar para viver no Brasil e ser mais FELIZ

Pesquisa de universidade britânica mostra que pessoas que moram à beira-mar possuem vida mais saudável, tranquila e com maior disposição

Já sonhou em morar a beira-mar? E, sabia que viver pertinho do oceano traz uma vida mais saudável? Pelo menos, é o que dizem estudos de uma universidade britânica.

A verdade é que o simples ambiente da praia é capaz de relaxar, não é mesmo? Pois, segundo pesquisadores da Universidade de Exeter, ter uma casa perto da praia traz mais qualidade de vida.

Em suas pesquisas, identificaram que pessoas que morar a beira-mar possuem vida mais saudável e tranquila. Principalmente, devido aos níveis reduzidos de estresse, ao mesmo tempo em que apresentam mais disposição.

Por que morar a beira-mar faz bem?

Antes de mais nada, é interessante entender como foi feita a pesquisa. Primeiro, os estudiosos reuniram 26 mil pessoas. Deste total, havia quem morasse até 1km da costa e, por outro lado, quem vivia a mais de 50km do litoral.

Inicialmente, aqueles que moravam mais perto do mar apresentavam menos sintomas vinculados à saúde mental. Existem fatores que explicam isso. Por exemplo, o estímulo à atividade física e redução dos níveis de estresse.

A princípio, o ambiente de praia proporciona convívio social e, consequentemente, sensação de contentamento e satisfação. Ou seja, a pessoa se sente menos sozinha, mesmo porque sai mais de casa. Sem falar no contato direto com a natureza e a vontade de fazer aquela caminhada ou dar uma corridinha.

A qualidade de vida de morar a beira-mar, porém, não para por aí. Em primeiro lugar, temos ar mais puro, o que ajuda no sono e menos problemas respiratórios. Por fim, a luz do sol tem efeito no ritmo circadiano. Assim, há menor propensão em desenvolver depressão.

Leia mais: 50% dos mais ricos do Brasil moram foram e país europeu é o favorito

5 cidades no Brasil para morar a beira-mar

E aí, ficou com vontade de mudar de cidade para morar a beira-mar? Então, confira cinco sugestões que trouxemos aqui no Brasil para planejar sua mudança.

Florianópolis

A capital catarinense é dinâmica. Ou seja, ao mesmo tempo em que oferece um ambiente urbano, proporciona contato próximo com a natureza. Só para ter uma ideia, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Floripa chega a 0.847! E nem precisa morar no centro! Afinal, são 42 praias à sua disposição para escolher.

Vitória

Outra cidade brasileira indicada para morar a beira-bar é Vitória, capital do Espírito Santo. Em terceiro lugar em IDHM, com 0.845, concentra ilhas, enseadas, mangues, praias e encostas. Tudo isso junto a construções históricas belíssimas.

Balneário Camboriú

Também em Santa Catarina, a cidade é cheia de belezas naturais e oferece qualidade de vida invejável. O IDHM é de 0.845, graças às belezas naturais, educação, renda, entre outros fatores. Só para exemplificar, há o Parque Unipraias e a Roda Gigante. Ah, e fica pertinho de Blumenau e do Beto Carrero World.

Leia mais: 4 cidades mais baratas para viver bem no Brasil

Santos

Já no litoral paulista, Santos tem o maior complexo portuário do Brasil. Com IDHM em 0.840, é uma das melhores cidades brasileiras para morar a beira-mar. Os Jardins da Orla de Santos, por exemplo, mostram como a cidade cuida da natureza e, claro, bem-estar das pessoas.

Niterói encerra lista das melhores cidades brasileiras para morar a beira-mar

A terra do humorista Paulo Gustavo assegura sua colocação na lista. Pertinho do Rio, é referência em infraestrutura e serviços. Por isso, alcançou média de 0.837 em IDHM.

Então, gostou da ideia de morar a beira-mar? Ou já vive em uma cidade litorânea? Conte como é a experiência!

Se gostou desse artigo, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também