Brazil Greece

»

»

5 questões que a ciência ainda não conseguiu responder

| Em 19/01/2024 às 11:27
Freepik.

O universo é uma vastidão que desafia a nossa compreensão. Até o momento, a ciência estima que apenas cerca de 5% do universo é composto pela matéria que conhecemos. Os restantes 95% são um mistério, divididos entre matéria escura (24%) e energia escura (71,6%). Não sabe o que isso significa? Então, veja a seguir questões que a ciência ainda não conseguiu responder.

Questões que a ciência não conseguiu resolver

1. A matéria escura e a energia escura

Antes de mais nada, a matéria escura é conhecida por sua influência gravitacional, que mantém as galáxias unidas. Enquanto a energia escura é responsável pela expansão contínua do universo. Porém, o incrível aqui é que esses dois elementos possuem propriedades opostas: a matéria escura atrai, enquanto a energia escura repele.

Atualmente, projetos como o telescópio Euclides da Agência Espacial Europeia estão em andamento para aprofundar nossa compreensão desses componentes misteriosos do cosmos. Este telescópio espacial, lançado a bordo do foguete SpaceX Falcon 9, tem como missão mapear o universo em 3D, examinando a luz de galáxias distantes.

Leia mais: O botão do micro-ondas que muita gente não usa, mas deveria

2. Origem da vida na Terra

Além disso, a origem da vida em nosso planeta é um quebra-cabeça ainda não totalmente resolvido. Na verdade, há diversas teorias, mas nenhuma conclusiva. Por exemplo, uma hipótese popular é a da “sopa primordial”, onde compostos orgânicos em ambientes aquáticos teriam dado origem à vida.

Enquanto isso, outra teoria sugere que a vida pode ter sido “semeada” na Terra por meteoritos, trazendo compostos orgânicos do espaço. Contudo, permanece sendo mais uma das questões que a ciência não conseguiu resolver, desafiando cientistas a desvendar este mistério da biologia.

3. O que nos torna humanos

A complexidade do ser humano é outro tema intrigante. Aspectos como linguagem, cultura, e consciência coletiva são frequentemente citados como fatores que nos diferenciam de outras espécies. No entanto, ainda estamos longe de entender completamente o que nos torna únicos. Estudos sobre a evolução humana e comparações com outras espécies continuam a oferecer insights, mas a resposta completa permanece elusiva.

4. A natureza da consciência

A consciência é talvez um dos mistérios mais profundos da ciência. Ela envolve a percepção do eu e do ambiente, a experiência subjetiva e a capacidade de reflexão. Apesar de avanços na neurociência, ainda estamos buscando entender como a consciência emerge da atividade cerebral e como ela se relaciona com o corpo e a mente.

Leia mais: Conheça Elvas, a cidade geométrica em Portugal

5. O propósito dos sonhos

Finalmente, os sonhos são outra das questões que a ciência não conseguiu resolver. Embora se saiba que eles desempenham um papel na saúde mental e na consolidação da memória, seu propósito exato ainda é um tópico de debate. Algumas teorias sugerem que os sonhos são uma forma de processamento emocional ou uma maneira de “limpar” nossas experiências diárias, mas ainda há muito a ser explorado neste campo misterioso.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários