Dicas

O botão do micro-ondas que muita gente não usa, mas deveria

O botão do micro-ondas que muita gente não usa, mas deveria
By     -   On

Desde sua invenção, durante a Segunda Guerra Mundial, o micro-ondas vem transformando a cozinha. Sua capacidade de aquecer e cozinhar alimentos de maneira rápida e eficiente, usando ondas eletromagnéticas para gerar calor, tornou-o um aparelho indispensável nas residências.

Entendendo o botão que muita gente não usa no micro-ondas

O botão de potência é uma das funcionalidades mais subutilizadas, mas extremamente útil do micro-ondas. Ele permite ajustar a intensidade das micro-ondas emitidas pelo magnetron, o componente que gera este tipo de radiação. Essa regulagem impacta diretamente no processo de cozimento, evitando que os alimentos fiquem superaquecidos, ressecados ou queimados.

Como ajustar a potência e para quais alimentos?

Níveis baixos (1-4): ideais para descongelar alimentos sem cozinhar as bordas antes que o centro aqueça e para amolecer manteiga ou sorvete.

Potência média (5-9): recomendada para cozinhar grãos, laticínios, proteínas de forma gentil, evitando que sequem ou fiquem duros.

Alta potência (10): a potência máxima é geralmente adequada para a maioria dos usos, mas certos alimentos, como queijo e chocolate, se beneficiam de uma temperatura mais baixa para preservar sabor e textura.

Leia mais: Como fazer o truque do arroz e louro para atrair dinheiro?

Dicas e recomendações para o uso eficiente do micro-ondas

Bem e já que hoje em dia quase todos nós temos um micro-ondas em casa, aqui separamos algumas dicas para que você otimize o uso desse eletrodoméstico. Portanto, confira logo abaixo:

  1. Evite usar sacos plásticos ou papel filme no micro-ondas, pois podem derreter e contaminar os alimentos.
  2. Coloque o micro-ondas longe de outros eletrodomésticos que consomem muita energia.
  3. Use recipientes adequados e evite frituras no micro-ondas.

Leia mais: Este é o tipo de café que aumenta a longevidade, segundo estudo

Uma novidade da tecnologia atual

Por fim, você sabia que alguns micro-ondas modernos vêm equipados com a tecnologia inverter? Mas, do que ela se trata? Ela ajusta continuamente a potência às necessidades do alimento, garantindo um cozimento mais rápido e uniforme. Incrível e prático, ein?

Então, agora que você já conhece o botão de potência do micro-ondas, já sabe que, embora muitas vezes ignorado, é uma ferramenta poderosa. Portanto, está esperando o que para usá-lo e melhorar o sabor dos alimentos na sua casa?

Talvane Póvoa

Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.