8 plantas perfeitas para cultivar em apartamento – lindas e fáceis de plantar!

Da Espada de São Jorge até o Bambu da Sorte, os principais tipos de plantas para cultivar em apartamento e dicas de como cuidar delas

As plantas, sem dúvidas, dão mais vida e trazem a natureza para mais perto, principalmente se usadas como parte da decoração. Porém, quem mora em apartamento enfrenta a questão dos espaços mais limitados. Nada que não se resolva com os tipos de plantas para cultivar em apartamento. 

Antes de tudo, é importante saber que nem todas as plantas são ideais para essa finalidade, devido ao espaço e iluminação natural. Logo, deve-se escolher aquelas que se adaptem bem a essas condições e sejam fáceis de cuidar. 

Por exemplo, a Espada de São Jorge, a Palmeira Ráfia e o Lírio da Paz. Embora diferentes entre si, elas têm em comum o fato de serem fáceis de cuidar e se adaptarem bem a ambientes internos. Assim, é possível escolher as plantas que melhor se encaixam na decoração e estilo de cada apartamento, trazendo mais vida e beleza para o ambiente.

8 Plantas ideais para cultivar em apartamento

Confira, a seguir, quais plantas são ideais para cultivar em apartamentos, principalmente pela adaptação aos limites de espaço. 

1. Espada de São Jorge

Uma das espécies mais comuns de plantas para cultivar em apartamento, a Espada de São Jorge é excelente para ambientes internos. Suas folhas verticais e cilíndricas permitem que seja perfeita para decorar os cantos dos cômodos, como a sala. 

Sem falar no quanto é fácil de cuidar, pedindo uma irrigação a cada duas semanas, sem molhar as folhas. Para plantar, pode ser mesmo em vasos ou jardim de pedra. 

2. Palmeira Ráfia

Se está em dúvidas sobre qual planta colocar no hall de entrada ou canto da sala, você achou a espécie perfeita! A Palmeira Ráfia é sutil e elegante, parecida com o bambu. 

A espécie é originária da China, com caule longo e fino. Uma de suas características é o crescimento mais lento. Mas, cuide para que ela esteja apenas em meia-sombra e seja regada semanalmente. 

3. Rosa de Pedra

Também conhecida como echeveria suculenta, é uma plantinha super estilosa e até cai bem para aquelas decorações mais rústicas, do tipo boho. Compacta e parecida com uma flor, é ideal para apartamentos, principalmente arranjos de mesa. 

Precisa ser regada a cada duas semanas sem, no entanto, molhar diretamente as folhas. Também não precisa muito de sol. 

4. Zamioculca

Apesar do nome difícil, a Zamioculca é simples de cuidar, por isso, é indicada entre as plantas para cultivar em apartamento. Linda, precisa apenas ser regada uma vez por semana, além de sempre mantida fora da exposição solar. 

5. Jiboia

Parecida com um tipo de trepadeira, a planta jiboia se espalha a partir do vaso, garantindo uma decoração belíssima. Estilosa, pode ir, por exemplo, em uma prateleira ou estante da sala de estar. Porém, sempre a deixe na meia-sombra. 

6. Lírio da Paz: uma das mais indicadas plantas para cultivar em apartamento

Você já leu muito sobre o lírio da paz por aqui, né? Pois bem, a planta é ótima para ambientes internos, principalmente pela sombra. No entanto, para que fique sempre bonita, mantenha o solo úmido com três regas por semana. 

7. Mini cacto

O mini cacto é uma das plantas ideais para cultivar em apartamento. Primeiro, o tamanho que lhe permite ser até arranjo de mesa. Em segundo lugar, a preferência por ambientes de pouca luz e a rega semanal para umedecer a terra. 

8. Bambu da sorte

Por fim, outra das plantas para cultivar em apartamento que você já viu por aqui: o bambu da sorte. Segundo o Feng Shui, é uma espécie que traz boas energias (o nome já diz tudo), por isso, é sempre bem-vinda. Coloque-a em um espaço que receba menor luminosidade e umidade. 

Gostou deste artigo? Então confira outros sobre plantas e decoração no portal Brazil Greece.

você pode gostar também