Brazil Greece

»

»

9 palavras francesas que você usa no seu dia a dia e nem sabia

| Em 19/02/2024 às 15:10
Freepik.

O idioma francês, conhecido por sua elegância e sofisticação, tem influenciado significativamente o português falado no Brasil. Por isso, separamos aqui algumas palavras francesas que você usa no seu dia a dia e não sabia. Ficou curioso(a)? Então, confira a seguir.

A influência linguística

Antes de mais nada, é importante saber que a língua francesa deixou marcas no vocabulário português do Brasil, permeando expressões e palavras usadas diariamente.

Por exemplo, termos como “ballet”, originário do antigo francês “ballette”, e “rendez-vous”, inicialmente associados a encontros amorosos, são exemplos dessa integração.

Além disso, a palavra “defenestrar”, embora pouco usada atualmente, tem uma origem curiosa no francês “défenestrer”, que significa literalmente “atirar pela janela”​​. Porém, há várias outras palavras bem mais comuns no nosso dia a dia que vem dos franceses. Então, quer saber um pouco mais? Confira a seguir!

Palavras francesas que usamos no dia a dia sem saber

1. Café

A palavra “café” é de origem francesa. Ela vem do termo “café”, que significa exatamente a mesma coisa em francês. Inclusive, essa palavra é tão incorporada ao nosso vocabulário que é difícil imaginar a vida sem um bom cafézinho.

Leia mais: Barista ensina a preparar o delicioso café dos monges na sua casa

2. Croissant

Além disso, o “croissant” é um famoso pãozinho em formato de meia-lua, que normalmente se consome no café da manhã. Ademais, essa palavra também é de origem francesa e se tornou popular em todo o mundo.

3. Baguete

Mais um nome que envolve comida para o nosso vocabulário! “Baguete” é um tipo de pão longo e fino, muito apreciado na França. Essa palavra também foi adotada em diversos países, inclusive no Brasil, para se referir a esse tipo de pão específico.

4. Champagne

O “champagne” é uma bebida espumante muito apreciada em comemorações e festas. Essa palavra também é de origem francesa e se tornou sinônimo de celebração.

5. Boutique

A “boutique” é uma loja de roupas, acessórios ou produtos de luxo. Essa palavra francesa é comumente utilizada para se referir a estabelecimentos que oferecem produtos exclusivos e de alta qualidade.

6. Menu

Essa palavra também é de origem francesa e a utilizamos amplamente no contexto gastronômico.

7. Clichê

Essa é uma expressão que se refere a algo muito utilizado ou repetido, perdendo a originalidade. Inclusive, essa palavra também veio dos nossos amigos franceses e a utilizamos bastante no contexto artístico e literário.

Leia mais: Caça-palavras: o deus grego que encontrar 1º revela sua personalidade

8. Batom

Essa palavra também é de origem francesa, e deriva do termo “bâton”, que significa bastão.

9. Blusa

Por fim, aqui está uma outra palavra que pegamos do francês. “Blusa” é uma peça de roupa feminina que cobre o tronco e os braços. Além disso, também com origem francesa, ela deriva do termo “blouse”.

Essas são apenas algumas das palavras francesas que utilizamos no nosso dia a dia na língua portuguesa.

Leia mais: As duas únicas cidades do Brasil que todos os gringos conhecem

Outras influências francesas no nosso dia a dia

A influência da língua francesa em nosso vocabulário é evidente e nos permite apreciar a riqueza cultural e linguística que existe entre os idiomas. Mas, essa influência não para por aí.

Por exemplo, a arquitetura brasileira também reflete a influência francesa, especialmente visível em construções históricas. O Teatro Municipal de São Paulo, inspirado na Ópera Garnier de Paris, e o Palácio do Catete no Rio de Janeiro, com detalhes em ferro forjado típicos da França, são exemplos marcantes dessa influência​​.

Além disso, no campo da música, artistas franceses como Edith Piaf e Charles Trenet tiveram suas canções adaptadas para o português, popularizando-se no Brasil. Ademais, no cinema, a Nouvelle Vague francesa inspirou cineastas brasileiros, como Glauber Rocha, levando à criação do movimento Cinema Novo no Brasil​​.

Enquanto isso, na parte da culinária temos pratos como “soufflé”, e até mesmo termos usados na descrição de vinhos, como “corsé” (encorpado) e “fruité” (frutado). Assim, é possível ver que a gastronomia francesa deixou sua marca na culinária brasileira​​.

Por fim, no âmbito acadêmico, pensadores e teorias franceses têm impactado significativamente a pesquisa e a educação no Brasil. Por exemplo, a análise organizacional brasileira foi profundamente influenciada por teorias e práticas francesas, demonstrando a relevância dessa influência na formação intelectual e profissional no país​​.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest