Você tem carro? Então, responda com sinceridade: há quanto tempo não o lava? Os veículos, naturalmente, vão acumulando lama, sal, poeira e outros resíduos comuns do ambiente em que circulam. De modo geral, são substâncias corrosivas que, a princípio, podem causar falhas nos sistemas mecânicos e elétricos. Ou seja, lavar o carro vai muito além da estética. Mas, de quanto em quanto tempo você precisa lavar o carro? E o que acontece se deixar ele sujo?
Inicialmente, toda essa sujeira das estradas se acumula nos interiores e exteriores com o uso diário. Por isso é importante limpar o carro profundamente. Há quem acredite que o lavar diariamente é a melhor ideia, enquanto outras pessoas esperam meses para passar um simples paninho no veículo. Mas, enfim, qual é a frequência adequada?
O que acontece se você não lavar o carro?
Segundo a Fiat, lavar o carro protege sua integridade estrutural e mecânica. Além de dar uma aparência reluzente após remover a poeira e a sujeira, funciona como uma barreira protetora contra a degradação e o desgaste.
De modo geral, ao circular pelas ruas ou estrada, os automóveis acumulam lama, sal e substâncias corrosivas que causam danos no chassi e componentes metálicos (aro das rodas, grade e o escapamento). Só para ilustrar, essas partículas se infiltram em cantos onde não podemos alcançar facilmente. Assim, com o passar do tempo, o carro apresenta falhas nos sistemas mecânicos e elétricos.
Claro, as consequências de não lavar o carro são evidentes também na carroceria exterior. As pedras microscópicas que pegamos no caminho tendem a arranhar a pintura, mesmo com a mínima fricção.
Da mesma forma, os pelos dos animais de estimação que viajam conosco podem entrar na ventilação do ar-condicionado e obstruir sua saída. Além disso, se você costuma comer dentro do veículo, há o risco de manchar os revestimentos com óleo e gordura.
A longo prazo, o excesso de sujeira também reduz a visibilidade do motorista. Por exemplo, os faróis ficam opacos e não iluminam o suficiente. Ou, ainda, os retrovisores e para-brisas deixam com pouca nitidez para ver o caminho. Isso, consequentemente, aumenta as probabilidades de sofrer um acidente.
Leia mais: Qual a marca que mais vendeu carro no Brasil até agora?
De quantos em quantos dias você deve lavar seu carro?
Diante de tudo isso, o blog oficial da Ford sugere lavar o carro a cada 15 dias. Contudo, isso depende de vários fatores, por exemplo, a cor. Normalmente, a sujeira aparece mais em veículos de cor escura, logo, vai da sua avaliação.
Também há a questão do uso. Quem circula muito, sem dúvidas, expõe o carro a mais agentes nocivos do que quem deixa o automóvel parado. Ainda assim, é importante limpar o veículo, ainda que não o utilize muito.
Finalmente, se costuma deixar seu carro sob o sol ou a chuva, os cuidados são ainda maiores. Neste caso, o clima extremo danifica pintura e revestimento, portanto, além de lavar, é importante encerá-lo.
Leia mais: O carro da Fiat que faz 14 km por litro e conquistou os brasileiros
Dicas para manter o carro e vidros sempre limpos
Viu que a frequência de lavar o carro é, em geral, a cada quinze dias. Mas, claro que isso vai depender da realidade de cada um. No entanto, dá para manter os vidros e o próprio veículo limpos por mais tempo. Basta fazer uso de algumas dicas, por exemplo:
- Limpe os vidros com produtos específicos para este fim, pois são mais eficazes na remoção de manchas e sujeiras sem deixar marcas
- Além disso, use sempre papel jornal ou pano de microfibra, materiais que não soltam fiapos e ajudam a evitar manchas
- Prefira lavar o carro em dias nublados ou à sombra, pois o sol pode secar o produto de limpeza rapidamente, causando manchas
- Faça movimentos circulares e verticais, cobrindo toda a superfície e evitando marcas de limpeza
Durante a lavagem, também há alguns truques que favorecem a limpeza e mesmo a manutenção do veículo. Só para exemplificar, o ideal é fazer uma pré-lavagem. Como assim? De modo geral, usar uma mangueira para remover a sujeira mais pesada antes de aplicar qualquer produto.
Falando nisso, sempre opte por um shampoo automotivo neutro, pois a fórmula não danifica a pintura. Ademais, tenha dois baldes, sendo um para o produto diluído e o outro com água limpa para enxaguar. Também, vale lavar e enxaguar o carro por partes, de tal forma que o sabão não seque.
Leia mais: 6 carros que estarão isentos de IPVA em 2024
Cuidado com a finalização
Por fim, para secar, prefira uma toalha de microfibra e encerre aplicando uma seca de boa qualidade. Isso é fundamental para proteger a pintura e dar brilho.
Ah, e mais do que a frequência de lavar o carro, lembre-se de limpar o seu interior regularmente. O cuidado é fundamental principalmente se tiver pets ou o hábito de fumar e comer dentro do veículo. Para isso, use produtos adequados e, se possível, um aspirador portátil.
Então, conte para a gente: com que frequência você lava o seu carro? E costuma limpar o estofamento regularmente?
0 comentários