Chegamos numa fase em que ter um diploma universitário nem sempre é o bastante para ter oportunidades de emprego. Logo, saber quais são as profissões com menos desempregados no Brasil se faz necessário para fazer uma escolha consciente. Assim, uma pesquisa recente realizada pela Abmes analisou a taxa de empregabilidade de diversas áreas no país. Com isso, observou-se que as profissões que mais empregam no Brasil são. E, a boa notícia é que muitas delas pagam bem.
As profissões com menos desempregados no Brasil
1 – Medicina
Como já esperado, medicina é a área com maior taxa de empregabilidade no mercado de trabalho brasileiro. Assim, ela tem um percentual de 100%. Ou seja, é quase impossível não encontrar trabalho nesta área depois de se formar.
Não é de hoje que o curso apresenta boas oportunidades de emprego, uma vez que a demanda é sempre crescente.
Leia mais: Quanto devo ganhar para ser da classe média ou da rica no Brasil?
2 – Engenharia da Computação
Além disso, com 92% de taxa de empregabilidade, o estudo demonstrou que Engenharia da Computação é a segunda profissão que mais emprega no Brasil.
Acredita-se que isso se deve ao crescimento exponencial da tecnologia nos últimos anos, acarretando uma maior necessidade por serviços que envolvem o desenvolvimento de sistemas e softwares.
3 – Ciência da Computação
Continuando na ideia de que as áreas relacionadas à tecnologia têm sido as mais contratadas, a profissão de Ciência da Computação apresentou uma taxa de empregabilidade de 90.5%.
Este é mais um indício de que o mercado de trabalho do Brasil tem aumentado seu interesse por elaboração de programas de informática.
4 – Farmácia
Ademais, a ampliação contínua da indústria farmacêutica tornou frequente a procura por farmacêuticos. Com isso, a área tem uma taxa de empregabilidade de 79.3%, sendo a quarta profissão que mais emprega no Brasil.
Leia mais: 3 dicas para transformar seu filho no próximo Warren Buffett
5 – Odontologia
Com o aumento dos programas de conscientização em relação à importância da saúde bucal, a população brasileira tem buscado cada vez mais os serviços odontológicos, gerando uma taxa de empregabilidade de 78.9% na área.
6 – Fisioterapia
Em sexto lugar, a Fisioterapia apresentou uma taxa de empregabilidade de 64.4%. Acredita-se que este marco se deve ao aumento de idosos e da maior demanda por reabilitação física no país.
Leia mais: 48 faculdades de Portugal que aceitam a nota do Enem para entrar
7 – Arquitetura e Urbanismo
A área de Arquitetura e Urbanismo vem crescendo no Brasil, e, atualmente, possui uma taxa de empregabilidade de 63.5%. O esperado é que esse percentual cresça ainda mais, pois a preocupação por projetos sustentáveis só aumenta.
8 – Psicologia
O maior interesse pela saúde mental fez com que a Psicologia se tornasse a oitava profissão com menos desempregados no Brasil, com 61.1% de taxa de empregabilidade.
0 comentários