3 dicas para transformar seu filho no próximo Warren Buffett

Hábitos simples podem garantir um futuro seguro e promissor para as crianças.

Muita gente se arrepende de não ter começado a investir mais cedo. Por esse motivo, fazem de tudo para ensinar aos seus filhos sobre educação financeira. Nesses casos, se deseja criar um futuro milionário, esse é um processo que deve ser iniciado quando ainda bem pequenos. Para isso, a melhor estratégia é dar um bom exemplo em casa, onde alguns hábitos servem como um pular para uma vida financeira saudável. Por isso, veja como transformar seu filho no próximo Warren Buffett.

Aprenda a transformar seu filho no próximo Warren Buffett.

1. Separe as necessidades das vontades

Quando o tema é educação financeira, o mais importante é saber elencar suas necessidades. Isso porque elas devem ser priorizadas em relação a qualquer vontade, o que exige bastante disciplina e determinação. Afinal, com tanta exposição a tecnologias, influenciadores digitais e milhares de lojas online, é muito fácil comprar algo com apenas uns cliques.

Para evitar dívidas e principalmente compulsividade, desde cedo é importante ensinar os pequenos a focar nos objetivos a longo prazo.

Leia mais: Você se sabota? Os filósofos gregos têm algo a dizer para você!

2. Mostre a importância de fazer dinheiro

No geral, as pessoas focam bastante em economizar dinheiro. Por um lado, isso é excelente, visto que pode garantir mais segurança a longo prazo. Por outro, pode acabar limitando sua renda e esforço, já que acabam priorizando o acúmulo de dinheiro. Logo, o foco se torna manter apenas aquilo que recebem como salário.

No entanto, se o objetivo é enriquecer, é importante entender que é possível lucrar de outras formas. Assim, desde crianças, podem ser introduzidas atividades com recompensas a longo prazo. A ideia de vender limonada, por exemplo, apesar de clichê, funciona perfeitamente.

Leia mais: Mente espartana: 3 dicas dos ‘300’ para ter sucesso nos negócios

3. Dê o exemplo

Pode não parecer, mas toda criança emula o comportamento dos pais. Dos seus anos iniciais à adolescência, seu comportamento financeiro é um reflexo direto de como seus pais agiram durante seu crescimento.

Por esse motivo, é fundamental mostrar bons exemplos em como você interage com a poupança, orçamentos e compras. Isso tudo deixando bem claro seus objetivos e apresentando conceitos básicos, como o fato de poupar primeiro e gastar depois, investimentos, etc.

Gostou desse texto? Dê uma olhada no Brazil Greece para outras informações interessantes!

você pode gostar também