O Brasil atingiu a marca de 3.500 superdotados identificados pela Associação Mensa Brasil, organização que representa a Mensa Internacional no país. Entre os estados, Minas Gerais se destaca na 3ª posição do ranking, com 284 indivíduos com alto QI, ficando atrás apenas de São Paulo (1.552) e Rio de Janeiro (376).
Leia mais: 10 melhores cidades brasileiras para morar: veja qual é a 1ª!
Superdotados no Brasil: os gênios brasileiros
A Associação Mensa Brasil, fundada em 2002, utiliza testes de inteligência padronizados para identificar indivíduos com QI superior a 98% da população. Entre os membros da organização, há crianças, adolescentes e adultos de todas as regiões do país.
Assim, ciente da importância do acompanhamento adequado, a entidade defende a criação de um sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência em crianças matriculadas na educação infantil e fundamental, tanto na rede pública quanto privada.
Dessa maneira, essa iniciativa permitiria a identificação precoce de superdotados, possibilitando um melhor desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
Leia mais: 5 sinais de que sua infância foi mais feliz do que você imagina
Direitos e oportunidades
Para ampliar o alcance de suas ações e defender os direitos dos superdotados, a Associação Mensa Brasil criou uma Fundação. Nesse sentido, a entidade tem como objetivos promover atividades educacionais, de assistência social e de fomento à pesquisa, buscando garantir que esses indivíduos tenham acesso a um futuro promissor e realizador.
No entanto, estima-se que existam bem mais indivíduos com características superdotadas em todo o país. Porém, a ausência de políticas públicas específicas para identificar superdotados em diversas faixas etárias e áreas de conhecimento limita o mapeamento desses talentos fora do ambiente escolar.
Leia mais: 5 palavras mais difíceis no plural da língua portuguesa: você sabe?
Conheça os 10 estados com mais superdotados no Brasil
- São Paulo: 1.552
- Rio de Janeiro: 376
- Minas Gerais: 284
- Paraná: 268
- Distrito Federal: 211
- Rio Grande do Sul: 152
- Santa Catarina: 140
- Goiás: 49
- Espírito Santo: 43
- Ceará: 41
A identificação e o apoio aos superdotados são questões fundamentais para assegurar que esses talentos possam desenvolver-se plenamente e contribuir de maneira significativa para a sociedade. Portanto, com iniciativas como a da Associação Mensa Brasil e sua recente Fundação, há uma clara perspectiva de que esses indivíduos recebam o reconhecimento, os recursos e as oportunidades necessárias para alcançarem todo o seu potencial.
0 comentários