Se você é um amante da mitologia, certamente sabe quem é Zeus. A importância dele para os gregos pode ser percebida pela sua presença em quase todos os mitos. No entanto, para aqueles que não sabem, abaixo apresentaremos quem foi Zeus na mitologia grega.
Zeus: pai dos deuses e dos homens
Indiscutivelmente, ele era o deus supremo do panteão grego, filho de Cronos e Reia, ambos titãs, e neto de Urano e Gaia. Seus irmãos eram Hera, Poseidon, Hades, Héstia e Deméter, que também desempenharam papéis importantes na mitologia grega.
Tudo começou quando seu pai, Cronos, começou a devorar todos os filhos que Reia gerava, por medo de que se cumprisse a profecia de Urano, que dizia que um de seus filhos tomaria o trono dele.
O nascimento de Zeus
Reia entendeu que só poderia salvar o filho em seu ventre com astúcia. Ela enganou Cronos ao envolver uma pedra em um pano de bebê e oferecê-la para ser engolida. Enquanto Cronos engolia a “criança”, Reia correu para Creta e deu à luz Zeus em uma caverna no Monte Dicte. Ela o confiou aos Curetes, encarregados de protegê-lo, enquanto as ninfas Adrasteia e Ida o alimentavam com o leite da cabra Amalteia.
Leia mais: Conheça a caverna de Zeus que você pode visitar (e a sua história)
O invencível Zeus
Quando Zeus cresceu, ele retornou para reivindicar seu trono. Após lutar contra Cronos e os outros Titãs, Zeus tomou o poder. Essa batalha ficou conhecida como Titanomaquia.
Sua vitória se deu principalmente graças ao raio que os Ciclopes lhe deram como gratidão por tê-los libertado do Tártaro. No entanto, essa não foi sua única guerra. Ele enfrentou outra contra os Gigantes, que se rebelaram contra ele. Mais uma vez, Zeus venceu, e essa batalha ficou conhecida como Gigantomaquia.
Para vencer essas guerras, Zeus contou com a ajuda de seus irmãos e dos Ciclopes, que forjaram as armas dos deuses.
Zeus e seus infiéis amores
Zeus era conhecido por suas traições conjugais. Sua esposa era sua irmã, Hera, com quem teve Hefesto (deus do fogo), Ares (deus da guerra), Hebe (deusa da juventude) e Ilítia (deusa do parto).
Contudo, em Dodona, no Épiro, acreditava-se que Zeus tinha como esposa a Oceânida Dione, cujo nome deriva de Zeus.
Zeus teve várias amantes, tanto mortais quanto imortais, e com elas gerou muitos deuses, deusas e heróis.
Os filhos de relações extraconjugais
A deusa Atena, deusa da sabedoria, era filha dele com Métis. Pouco antes de Atena nascer, Zeus engoliu Métis inteira, mas depois sentiu uma dor de cabeça insuportável. Hefesto foi chamado para abrir a cabeça de Zeus, e de lá saiu Atena, já adulta e armada.
Com a deusa Leto, Zeus teve Apolo e Ártemis. Seu filho Hermes nasceu da ninfa Maia, filha de Atlas.
Leia mais: Você nem imagina por que usa o termo ‘atlas’, mas um grego conta
Hesíodo lista sete deusas com quem Zeus teve filhos: Métis, Têmis, Eurínome, Deméter, Mnemósine, Leto e Maia. Outros autores mencionam outras deusas como suas esposas.
Zeus também teve muitos filhos com mulheres mortais, como Sêmele, Alcmena, Leda, Europa, Danae, Io e muitas outras. Todas essas mulheres tiveram que lidar com o ciúme de Hera.
Com Leda, ele teve os Dióscuros, Castor e Pólux. Com a deusa Tétis, ele gerou o semideus Aquiles, enquanto com Alcmena teve Hércules, um dos heróis mais emblemáticos da mitologia. De Danae, nasceu Perseu, famoso por matar a Medusa. Com Helena de Troia, Zeus gerou Hermione, e com a musa Clio, o músico Orfeu. Ele tinha também três filhos com a Europa. O mais famoso sendo Minos, que deu nome à civilização minoica.
Com a ninfa Calisto, ele teve Árcade, que ele transformou em constelação junto com sua mãe, formando a Ursa Maior e a Ursa Menor. As infidelidades de Zeus eram tantas que perderam a conta de seus filhos.
O papel do pai dos deuses gregos na mitologia grega
Os gregos acreditavam que Zeus era o chefe dos deuses e dos homens, superior e mais poderoso que todos. Ele era tão forte que governava todos os fenômenos naturais, como trovões e relâmpagos, e acreditava-se que regulava o destino dos homens e influenciava todas as manifestações da vida humana. No entanto, uma força estava acima de Zeus: o destino, do qual nem ele podia escapar.
Segundo o mito, o poder sobre o mundo foi dividido em três partes. Zeus tomou o céu, Poseidon dominou o mar e Hades controlou o submundo. Mesmo assim, Zeus exercia sua autoridade também nos reinos de seus irmãos. Ele protegia os injustiçados, guardava os juramentos, as cidades, as casas, as famílias, os hóspedes e os suplicantes. Além disso, ele fundou a monarquia e protegia reis e governantes.
Os gregos espalharam a adoração a Zeus por toda a Grécia, construindo santuários importantes como o de Dodona, conhecido por seu oráculo, e Olímpia, onde organizavam os Jogos Olímpicos em sua homenagem.
Na arte clássica, Zeus é representado como a personificação da serenidade e da grandeza, com símbolos como o raio, a águia, o cetro e a égide.
Mesmo na época moderna, existem várias lendas relacionadas a Zeus, como o fato de que, em um dos picos do Olimpo, seu trono se forma, além de outras lendas que você pode encontrar no artigo a seguir.
Leia mais: Curiosidades do Monte Olimpo: 7 fenômenos inexplicáveis!
0 comentários