Brazil Greece

»

»

Como fazer um autêntico Tiramisu Italiano? Receita Fácil de um Europeu!

| Em 07/10/2022 às 11:15

Aqui você encontrará a autêntica receita italiana de Tiramisu.

Tiramisu é uma sobremesa italiana feita de camadas de biscoitos de champanhe, embebidos em café e recheados com cream cheese, ovos e queijo mascarpone.

O que são Biscoitos de Champanhe?

É um biscoito com aspecto de esponja e em forma de dedo seco, frequentemente usado na produção do autêntico Tiramisu italiano clássico. Em inglês, eles são conhecidos como “Ladyfingers”, o que significa “dedos de mulheres”.

Onde o Tiramisu foi descoberto?

Tiramisu é uma das sobremesas italianas mais famosas do mundo, nascidas em Treviso, uma cidade pitoresca perto de Veneza. É delicioso e fácil de fazer.

Existem muitas variações da receita Tiramisu. No entanto, aqui você encontrará a autêntica receita italiana que consiste em ovos e queijo mascarpone.

Agora siga as instruções desta receita e faça o melhor tiramisu que você já comeu!

Receita italiana autêntica de Tiramisu

  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Tempo de resfriamento: 3 horas
  • Porções: 8

Onde fazemos o tiramisu?

Para fazer essa maravilhosa sobremesa italiana, você precisará de uma travessa de cerâmica. Para 8 pessoas, você precisa de uma de cerca de 30 x 20 cm de diâmetro.

LEIA MAIS:

Como fazer Tiramisu Tradicional Italiano?

Ingredientes para fazer Tiramisu

  • 300 gramas ou cerca de 30 biscoitos de champanhe (recomendamos o Savoiardi)
  • 500 gramas de queijo mascarpone (queijo macio da Itália)
  • 4 ovos médios separados em gemas e claras
  • 125 gramas de açúcar cristal
  • 300 ml de café marrom ou outro tipo de café
  • 2 colheres de sopa, ou 100ml, de Vin Santo ou Marsala ou Rum
  • Cacau em pó sem açúcar
  • Suco de metade de um limão

Modo de Preparo:

Preparando o molho:

Primeiro, em um prato, despeje o café expresso preto, ou outro tipo de café, e adicione 2 colheres de sopa de rum, Vin Santo ou Marsala.

Em seguida, deixe o prato de lado até esfriar, para mergulhar os biscoitos nele mais tarde.

No entanto, o uso de licor no Tiramisu é opcional. Se você não gosta de licores ou irá fazer o tiramisu para crianças, não o use. Seu doce ficará ótimo, mesmo sem licor.

Preparando o creme de mascarpone:

Então, separe as claras das gemas em duas tigelas diferentes.

Deixe as gemas de lado e bata as claras com o suco de metade de um limão. A mistura estará pronta assim que você tentar virar a tigela e a mistura não se se mover.

Lembre-se de que para atingir essa consistência certa das claras dos ovos, não deve haver vestígios de gema. Uma vez prontas, coloque-as de lado.

Agora, em uma tigela, bata as gemas com o açúcar por 3 a 5 minutos, até que a superfície da mistura fique lisa.

Enquanto isso, despeje o queijo mascarpone em uma tigela, pressione com uma colher para torná-lo mais macio e o adicione às gemas para fazer creme de mascarpone.

Usando o mixer ou o liquidificador, bata o creme de mascarpone lentamente por 2 a 3 minutos e adicione as claras de ovo já batidas.

Misture, com uma colher de pau, de baixo para cima. Mexa devagar até que a mistura se torne lisa e cremosa.

Preparando as camadas do Tiramisu:

Agora vamos preparar as camadas com os biscoitos salgados e o creme de mascarpone. Você pode fazer 2 ou mais camadas, dependendo da largura e profundidade da sua travessa.

Mergulhe os biscoitos de champanhe rapidamente (por 1 ou 2 segundos) no café para impedir que eles se quebrem. Em seguida, organize-os em camadas na travessa de sua escolha.

Dicas importantes: não mergulhe os biscoitos de champanhe por muito tempo no café, caso contrário, o Tiramisu ficará muito embebido por café, ou seja, muito úmido.

Então, coloque-os para cobrir o fundo da travessa. Em seguida, aplique o creme de mascarpone sobre os biscoitos.

Adicione outra camada de biscoitos de champanhe e, em seguida, adicione mais creme de mascarpone.

Na última camada, adicione todo o creme restante.

Finalizando o Tiramisu:

Finalmente, polvilhe com cacau em pó. Além disso, caso queira, você pode ralar um chocolate de amêndoas por cima da mistura, em vez de usar cacau.

Deixe o Tiramisu na geladeira por 3 horas antes de servir.

Dica final: no entanto, é aconselhável deixá-lo a noite toda e servir no dia seguinte para engrossar melhor.

O que você pode usar no lugar do mascarpone?

Como é muito difícil encontrar esse queijo italiano em todas as partes do mundo, você pode substituí-lo por cream cheese ou queijo cottage!

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: doces

RECENTES

Anvisa solicita retirada de marca de água famosa CONTAMINADA dos mercados

Anvisa solicita retirada de marca de água famosa CONTAMINADA dos mercados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável por garantir a segurança de produtos e serviços no Brasil, desempenha um papel crucial na fiscalização da qualidade da água engarrafada. Um caso marcante que exemplifica a importância desse...

Você sabe qual é a real diferença entre as cores dos ovos de galinha?

Você sabe qual é a real diferença entre as cores dos ovos de galinha?

Poucos alimentos são tão universais quanto os ovos. Eles estão presentes na mesa de milhões de pessoas todos os dias, em receitas que vão do café da manhã simples às preparações mais sofisticadas. Do Brasil à Grécia, passando pela Ásia ou pela América do Norte,...

10 técnicas práticas para ser a sua melhor versão após os 60

10 técnicas práticas para ser a sua melhor versão após os 60

A velhice já não é sinônimo de restrições. Hoje, homens e mulheres acima dos 60 anos estão redesenhando a forma de viver essa fase, ampliando horizontes e criando novas versões de si mesmos. No Brasil, são mais de 32 milhões de pessoas nessa faixa etária, o que...

A série “proibida” da Netflix que revive os últimos dias dos czares

A série “proibida” da Netflix que revive os últimos dias dos czares

A Netflix costuma surpreender ao esconder produções históricas em meio a seu extenso catálogo. Entre elas, uma minissérie lançada em 2019 segue chamando atenção por misturar rigor documental, drama encenado e conteúdo adulto que lhe rendeu a fama de “uma das séries...

Por que não havia prisões na Grécia Antiga?

Por que não havia prisões na Grécia Antiga?

Quando se fala em justiça, é quase automático pensar em tribunais, advogados e, claro, prisões. No entanto, para os gregos da Antiguidade, a ideia de manter alguém encarcerado por longos períodos simplesmente não fazia parte da realidade. Havia espaços para manter...

Bombom clássico do Brasil ganha versão em sorvete e vai te surpreender

Bombom clássico do Brasil ganha versão em sorvete e vai te surpreender

Um dos bombons mais conhecidos do Brasil acaba de ganhar uma nova versão que promete chamar atenção nas prateleiras de sorvetes. O Chokito, lançado originalmente nos anos 1970 e famoso por sua mistura de chocolate, flocos de arroz e recheio cremoso, agora está...

Nova IA permite que você converse com filósofos da Grécia Antiga

Nova IA permite que você converse com filósofos da Grécia Antiga

Um projeto desenvolvido na Universidade Carolina, na República Tcheca, vem chamando atenção ao criar programas de inteligência artificial que simulam a forma de pensar de filósofos como Sócrates, Rousseau ou Hannah Arendt. A proposta é ensinar a máquina com textos e...

Cidade considerada a Londres brasileira chama atenção de turistas

Cidade considerada a Londres brasileira chama atenção de turistas

Quando se fala em “Londres brasileira”, muitos podem se surpreender ao descobrir que o título pertence a Londrina, cidade localizada no norte do Paraná. Fundada em 1934, a cidade recebeu forte influência inglesa em sua origem, o que explica tanto o apelido quanto...

0 comentários