Normalmente, quando uma pessoa tem seu nome negativado quer dizer que alguma dívida não foi paga. Com isso, pode haver impacto no seu score de crédito. Então, consequentemente, terá limitações e dificuldades para conseguir dinheiro emprestado no mercado.
No entanto, existem ocasiões onde isso acontece de forma indevida. Ou seja, a pessoa não deixou de honrar com suas dívidas e ainda assim ficou com o “nome sujo”. Por isso, entenda hoje o que deve fazer quando há uma inscrição indevida no SPC/Serasa.
Como saber se meu nome foi para o SPC com uma inscrição indevida?
Para saber se o seu nome está no cadastro de inadimplentes é muito simples, é preciso que você entre no site da Serasa e consulte o seu número de CPF. No site, é possível consultar o CPF de forma gratuita, mediante um cadastro prévio também sem custos, que pode ser realizado em minutos em etapas simples e intuitivas.
Após fazer o cadastro, ou se você já o tiver feito anteriormente, basta entrar com login e senha. Feito isso, clique em “meu CPF” e confira as informações disponíveis para você, caso tenha alguma intercorrência essa irá aparecer descrita neste local.
LEIA MAIS: 7 investimentos ISENTOS de imposto de renda para você multiplicar seu dinheiro!
O que fazer se meu nome estiver indevidamente negativado?
Em primeiro lugar, vale ressaltar que um nome negativado traz consequências para o indivíduo. Dessa forma, a diminuição do Score e dificuldade de obter crédito é uma das penalidades mais impactantes. Isso porque que a pontuação de crédito é um dos critérios que, normalmente, os bancos utilizam para a aprovação de cartões, financiamentos e empréstimos.
LEIA MAIS: 7 Cartões De Crédito Com Liberação Imediata – Limites De Até R$ 50 Mil!
Por isso, resolver o problema é necessário. Para conseguir este direito, retorne para a página do Serasa e registre de alguma forma que seu nome está lá, seja por meio de um print ou imprimindo/salvando em PDF a página do site.
Posteriormente, para provar que a situação não procede e conseguir uma possível indenização, é indicado que se contrate uma assistência jurídica. Caso se comprove que o erro foi cometido, o consumidor pode ser indenizado por danos morais, e, o mais importante, exigir na justiça uma declaração da inexigibilidade da dívida e remoção do nome do consumidor do SPC e do Serasa.
Gostou dessas informações? Não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários