Com o réveillon se aproximando, é importante começar a pensar nas estratégias para ter um bom retorno financeiro no próximo ano. Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes para você saber como investir em 2023 e tomar suas decisões de forma consciente, de acordo com seus objetivos e necessidades.
É importante ter cautela, especialmente nesse momento de transição de governo, uma vez que a pauta política influencia bastante no campo econômico brasileiro. Na verdade, o cenário mundial não tem sido muito amigável para os investidores, mas a tendência é que a situação por aqui comece a melhorar.
Pense no longo prazo
Se formos parar para pensar nos últimos 150 anos, podemos contar 14 recessões mundiais. Então, é certo dizer que acontecerão outras futuramente. Por esse motivo, quando traçar seus planos, leve em consideração o longo prazo, pois o imediatismo pode te levar a caminhos inadequados.
Aproveite a elevação dos juros
Os juros básicos da economia (taxa Selic) se elevaram por um ano e meio. Dessa maneira, devem oferecer um bom retorno financeiros e de baixo risco durante um tempo considerável. Assim, investimentos em títulos pré e pós-fixados podem ser boas opções.
Nesse sentido, uma estratégia para ganhar mais com juros é apostar em títulos que têm a inflação mais uma taxa prefixada, a exemplo das debêntures de empresas que não costumam acumular dívidas e o Tesouro IPCA+.
LEIA MAIS: Quanto Tenho Que Juntar Por Mês Para Ir Para A Copa De 2026? Confira!
Renda fixa e sua importância em 2023
Outra dica valiosa é investir em produtos de Renda Fixa, pois a inflação muito provavelmente não irá diminuir no próximo ano. Isto posto, vale a pena investir em títulos públicos, LCAs, debêntures, CDBs e LCAs.
LEIA MAIS: 12 Melhores Cidades Para Brasileiro Trabalhar Em Portugal – Para Pedir O Visto!
Investir no exterior é uma boa opção em 2023?
É preciso ter cautela ao pensar em investir no exterior neste momento. Isso porque os juros estão subindo consideravelmente na Europa e nos Estados Unidos, consequentemente, há chance de uma recessão.
Se você já é habituado (a) a investir fora, é melhor não aumentar as aplicações por enquanto. Por outro lado, caso você esteja pensando em iniciar investimentos internacionais agora, é bom que o faça (com moderação) para que seus investimentos não sejam totalmente dependentes do Brasil.
Enfim, aproveite as dicas e faça seus investimentos com clareza e segurança. Para mais conteúdos como este, continue nos acompanhando aqui no site Brazil Greece.
0 comentários